PERSPECTIVA EPISTEMOLÓGICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E MATEMÁTICA NO BRASIL
Palavras-chave:
Educação, Educação Matemática, Ciências, Tecnologia.Resumo
Este artigo cujo tema, Perspectiva Epistemológica do Ensino de Ciências, Tecnologia e Matemática no Brasil, produzido no campo da Linha de Pesquisa Fundamentos e Metodologias para o ensino das Ciências Naturais e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), objetivou demonstrar um breve histórico do ensino de ciências, tecnologias e matemática no Brasil. Trata-se de um recorte no qual busca demostrar a construção epistemológica dessas disciplinas: ciências, matemática e tecnologia importantes na construção do conhecimento científico. Sendo ciência e tecnologia dentro de uma análise sociocultural crítica da realidade a partir dos anos de 1950 até os dias de hoje, em que procuramos criar uma analogia cronológica do desenvolvimento epistemológico relacionando com a realidade de cada época. Demonstram ainda, as tendências do ensino da educação matemática, tendências essas que passaram por evolução na educação, mas especificamente no ensino tendo registro especificamente dos anos 1950 até os dias atuais, vendo a importância do desenvolvimento da matemática quando a relação aluno-professor. Na composição dos fundamentos epistemológicos as aproximações teórico-metodológicas aqui apontadas, lançou mão das reflexões produzidas no âmbito da disciplina Epistemologia das Ciências Naturais, Matemática e Ciências do Curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades na área de ensino e aprendizagem do Programa de Pós-graduação – PPGECH/UFAM. As estratégias metodológicas estão articuladas aos modos pós-críticos de pesquisa em educação.
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