SUBSIDIANDO O SABER A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA NO ENSINO DE QUÍMICA
Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, PIBID, Questões problemasResumo
Este artigo teve como objetivo analisar as abordagens de ensino correlacionando teoria com prática a partir da resolução de questões problemas na disciplina de Química com alunos do 3º ano do ensino médio em uma escola pública no município de Humaitá, no estado do Amazonas. O método para a coleta dos dados foi por meio de um questionário semiestruturado destinado aos finalistas. Participaram da pesquisa 25 alunos. As análises dos dados foram qualitativas, buscando reconhecer elementos e significados relevantes para a compreensão do objeto de estudo, tendo como pressuposto refletir sobre a metodologia no ensino de Química. Os resultados da pesquisa apontaram que a metodologia aplicada na resolução de problema, foi algo positivo, ficando evidenciado a partir das aulas ministradas e dos relatos com a participação ativa dos alunos, bem satisfatória, com discussões em grupo para resolver determinadas situações imposta a turma, possibilitando construir estratégia didática diferenciada para resolvê-las, assim, edificando conhecimento. Ainda proporcionou uma discussão mais ampla da Química em si, com o cotidiano dos alunos, trazendo uma visão verdadeira do que de fato se trata a disciplina, tendo em vista que esta não era mais observada como uma questão abstrata, proporcionando fazer uma correlação da presença desta, com ambiente em que estão inseridos, ressaltando que através do projeto foi possível resgatar informações de conteúdos vistos em anos anteriores o que provavelmente fará toda a diferença em seus desempenhos em provas futuras, além de responsabilidade, compromisso com o futuro.
Referências
SANTOS, W.P.L; SCHNETZLER, P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2002.
NUNES, A.S.; ADORNI, D.S. O ensino de química nas escolas da rede pública de ensino fundamental e médio do município de Itapetinga-BA: O olhar dos alunos. In: Encontro Dialógico Transdisciplinar - Enditrans, 2010, Vitória da Conquista, BA. - Educação e conhecimento científico, 2010.
SOUZA, A.K.R. de. Uso da Química Forense como ferramenta de ensino através da aprendizagem significativa. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, 2017.
CAJAS, F. Alfabetização científica e tecnológica: a transposição didática do conhecimento tecnológico. Ensino de Ciências, v.19, n.2, p.243-254, 2001.
SOARES, M. H. F. B. O Lúdico em química: jogos em ensino de química. Tese. (Doutorado). 2004. Universidade Federal de São Carlos: São Carlos, 2004.
RODRIGUES, R.Z. Jogos no Processo de Ensino de Ligações Químicas. Monografia (Graduação em Química). 2013. 37 f. Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.
AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Tradução Eva Nick. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
MORAN, J.M.; MASETTO, M.T.; BEHRENS, M.A. (Ed.). Novas tecnologias e mediações pedagógicas. 13. ed. São Paulo: Papirus, 2007.
FIQUEIRÊDO, M.; BORLOTI, E. Resolução de problemas na atenção ambulatorial da esquizofrenia. Psicologia: Teoria e Prática, 2005. p.207-238.
OLIVEIRA, N.M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
CAVALCANTE, F.S.; FREITAS, J.F.; COUTO, C.A.; TAVARES, G.S.B.; NOGUEIRA, P.G.; LIMA, R.A. DNA Vegetal na sala de aula: o ensino-aprendizagem em Botânica. RECH - Revista Ensino de Ciências e Humanidades – Cidadania, Diversidade e Bem-Estar, v.1, n.1, p.176-191, 2019.
GATTI, B.A.; ANDRÉ, M.E.D.A.; GIMENES, N.A.S.; FERRAGUT, L. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). São Paulo: FCC/SEP, 2014.
COSTA, F.J.; MAGALHÃES, A. C. Estado da questão: Arte no ensino de Química. Pesquisa e Ensino, v.1, p.1-15, 2020.
AXT, R. O papel da experimentação no ensino de Ciências. In: MOREIRA & AXT. Tópicos em ensino de ciência. Porto Alegre: Sagra: 1991.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
GOI, M.; SANTOS, M. Resolução de Problemas e Atividades Experimentais no Ensino de Química, p.1-10, 2008.
SANTOS, A.P.B.; MICHEL, R.C. Vamos jogar uma SueQuímica? Química Nova Na Escola, v.31, n.3, p.179-183, 2009.
CUNHA, M.B. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, v.34, p.92-98, 2012.
SANTOS, A.O.; SILVA, R.P.; ANDRADE, D.; LIMA, J.P.M. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia plena, v.9, n.7, p.1-6, 2013.
SILVA, R.R.; MACHADO, P.F.L.; TUNES, E. Experimentar sem medo de errar. In: SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. Ensino de Química em Foco. Ijuí: Unijuí, 2011. p. 236-261.
CAMARÃO, B.C.; SOARES, J.M.; SALDANHA, L.S.; LIMA, R.A. A percepção de estudantes do EJA do ensino médio sobre a importância da Química no Sul do Amazonas. Ciência & Desenvolvimento, v.13, n.2, p.381-398, 2010.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília. MEC, 1996.
BRASIL. Secretaria da educação fundamental. Paramentos curriculares nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de educação fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio (PCNEM). Brasília: MEC, 2000.
FELÍCIO, H. M. dos. O Pibid como-terceiro espaço de formação inicial de professores. Revista Diálogo Educacional, v.14, n.42, p.415-434, 2014.
STADLER, J.P.; HUSSEIN, F.R.G.S. O perfil das questões de ciências naturais do novo Enem: interdisciplinaridade ou contextualização. Ciência & Educação, v.23, n.2, p.391-402, 2017.
CRUZ, P.B.; OLIVEIRA, V.O.; MENEZES, J.A.; LIMA, R.A. Construindo o saber a partir de práticas demonstrativas biológicas no processo de ensino-aprendizagem. Revista Sustinere, v.9, n.2, p.396-414, 2021.
BRAGA, M.N.S.; PRESTES, C.F.; OLIVEIRA, V.G.; MENEZES, J.A.; CAVALCANTE, F.S.; LIMA, R.A. A importância das aulas práticas de química no processo de ensino-aprendizagem no PIBID. Diversitas Journal, v.6, n.2, p.2530- 2542, 2021.