SUBSIDIANDO O SABER A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA NO ENSINO DE QUÍMICA

Authors

  • Felipe Augusto Marques de Freitas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM
  • Sthefanie Felix da Rocha Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil
  • Crisna Pereira dos Santos Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil
  • Lucilene dos Santos do Nascimento Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil
  • Viviane Guedes de Oliveira Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil
  • Jorge Almeida de Menezes Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil
  • Renato Abreu Lima Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil

Keywords:

Teaching-learning, PIBID, Problem issues

Abstract

This article aimed to analyze teaching approaches correlating theory with practice from the resolution of problems in the discipline of Chemistry with students of the 3rd year of high school in a public school in the municipality of Humaitá, in the state of Amazonas. The method for collecting the data was through a semi-structured questionnaire for the finalists. 25 students participated in the research. The analysis of the data was qualitative, seeking to recognize elements and meanings relevant to the understanding of the object of study, with the assumption of reflecting on the methodology in the teaching of Chemistry. The results of the research showed that the methodology applied in problem solving, was something positive, being evidenced from the classes taught and the reports with the active participation of the students, very satisfactory, with group discussions to resolve certain situations imposed on the class, making it possible to build differentiated didactic strategies to solve them, thus, building knowledge. It also provided a broader discussion of Chemistry itself, with the students' daily lives, bringing a true view of what the subject is really about, considering that it was no longer seen as an abstract question, providing a correlation of the presence of this, with the environment in which they are inserted, emphasizing that through the project it was possible to retrieve information from content seen in previous years, which will probably make all the difference in their performance in future tests, in addition to responsibility, commitment to the future.

Author Biographies

Felipe Augusto Marques de Freitas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM

Graduado em Ciências - Biologia e Química pelo Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM). Mestrando em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino pela UERN. Membro no grupo de pesquisa: Grupo de Investigação Sobre Relação Educativa e Aprendizagem -LAPESAM - Laboratório de Avaliação Psicopedagógico, Educacional, Histórico, Cultural e Social da Amazônia, do(a) Universidade Federal do Amazonas. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID - CAPES de 2018 -2020).

Sthefanie Felix da Rocha, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil

Graduada em Ciências - Biologia e Química pelo Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM).

Crisna Pereira dos Santos, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil

Graduada em Ciências - Biologia e Química pelo Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM)

Lucilene dos Santos do Nascimento, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil

Graduada em Ciências: Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM. Especialização em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho. Mestranda no curso de Pós-Graduação em Ciências ambientais (PPGCA), ofertado pela UFAM

Viviane Guedes de Oliveira, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil

Possui graduação em Quimica/ Bacharelado pela Universidade Federal do Amazonas (2010) e mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Amazonas (2014). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: uxi-amarelo, humiriaceae, antifungal, antibacterial e endopleura uchi

Jorge Almeida de Menezes, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil

Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rondônia (UFRO). Mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutor em Física Ambiental pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Experiência em estudos de INTERAÇÃO BIOSFERA ATMOSFERA com ênfase em ANALISE E MODELAGEM DE PROCESSOS ECOFISIOLÓGICOS. Atuação em Desenvolvimento Regional - Suframa - Coordenação de Articulação Tecnológica - CGTEC, Análise e Coordenação de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento - P&D. Coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID-Química no Sul do Amazonas. Professor do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Professor do Programa de Pós Graduação em Ciências e Humanidades (PPGCH). Professor Adjunto do Instituto de Educação Agricultura e Ambiente de Humaitá da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Coordenador do Comitê Cientifico do Instituto de Educação Agricultura e Ambiente de Humaitá - IEAA(2019-2021). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA- UFAM - IEAA) (2021-2023). Coordenador do I SIMPÓSIO VIRTUAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA MESSOREGIÃO SUL DO AMAZONAS(11/2021). Diretor do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente de Humaitá - IEAA-UFAM (2022-2026).

Renato Abreu Lima, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil

Biólogo, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia. Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Humaitá-AM. Nos últimos cinco anos têm atuado nas áreas de Biodiversidade, Botânica, Ensino de Ciências e Plantas Medicinais. CRBio-6 sob nº 073096/AM-D

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Published

2023-09-17

How to Cite

Marques de Freitas, F. A. ., Felix da Rocha, S. ., Pereira dos Santos, C. ., dos Santos do Nascimento, L., Guedes de Oliveira, V. ., Almeida de Menezes, J. ., & Abreu Lima, R. . (2023). SUBSIDIANDO O SABER A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA NO ENSINO DE QUÍMICA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 10(1), 15–27. Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/6416

Issue

Section

Artigos Originais Ciências Biológicas