SEMEANDO SUSTENTABILIDADE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO ENSINO DE BOTÂNICA UTILIZANDO AS PLANTAS MEDICINAIS

Autores/as

  • Renato Abreu Lima PPGECH/IEAA/UFAM, Humaitá-AM, Brasil
  • Jorge Almeida de Menezes Instituto de Educação Agricultura e Ambiente de Humaitá da Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, Amazonas, Brasil
  • Doraci Brito de Souza Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá, Amazonas,Brasil
  • Felipe Sant’ Anna Cavalcante Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia, Manaus, Amazonas, Brasil

Palabras clave:

Aulas práticas, Essências naturais, Impercepção botânica

Resumen

As plantas medicinais são as mais antigas formas terapêuticas usadas desde a antiguidade até os dias atuais, com sua importância na medicina natural, nelas podemos encontra os aromas e fitoterápico bastante utilizado pela população, podendo ser encontrada variedades de propriedades químicas fundamentais para a função de cura e bem estar, o referido trabalho teve como objetivo confeccionar sabonetes, velas e repelentes utilizando essências naturais de plantas medicinais da floresta amazônica, possibilitando a relação dos procedimentos e técnicas com os assuntos e conceitos da área de Botânica, no curso de Ciências: Biologia e Química no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), esta pesquisa teve caráter de pesquisa aplicada, bibliográfica e descritiva, para levantamento de dados iniciou-se com a aplicação de questionário aberto com cinco perguntas para o prévio conhecimento dos alunos sobre a botânica, após aplicação dos questionários foi exposta aulas expositivas em seguida a aplicação da aula prática no laboratório de biologia para a confecção das velas repelentes e sabonetes utilizando essências naturais de buriti (Mauritia flexuosa L.), açaí (Euterpe oleracea Mart.), citronela (Cymbopogon nardus (L.)), pitanga (Eugenia uniflora L.), maracujá (Passiflora edulis Sims), alecrim (Rosmarinus officinalis L.) e cupuaçu (Theobroma grandiflorum Willd. ex Spreng.) no início os alunos apresentaram dificuldades sobre o referido assunto, pois os mesmos tinham pouco conhecimento sobre a botânica, após as aulas expositivas e aula prática a pesquisa foi bastante satisfatória, pois, através desta prática notou-se que foi possível despertar a curiosidade e o interesse pela a botânica tornando seus saberes populares mais desafiadores em busca de novos conhecimentos, logo esta pesquisa foi possível ser concluída com êxito acerca de outros métodos de ensino.

 

Biografía del autor/a

Renato Abreu Lima, PPGECH/IEAA/UFAM, Humaitá-AM, Brasil

Biólogo, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia. Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Humaitá-AM. Nos últimos cinco anos têm atuado nas áreas de Biodiversidade, Botânica, Ensino de Ciências e Plantas Medicinais. CRBio-6 sob nº 073096/AM-D.

Jorge Almeida de Menezes, Instituto de Educação Agricultura e Ambiente de Humaitá da Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, Amazonas, Brasil

Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rondônia (UFRO). Mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutor em Física Ambiental pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Experiência em estudos de INTERAÇÃO BIOSFERA ATMOSFERA com ênfase em ANALISE E MODELAGEM DE PROCESSOS ECOFISIOLÓGICOS. Atuação em Desenvolvimento Regional - Suframa - Coordenação de Articulação Tecnológica - CGTEC, Análise e Coordenação de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento - P&D. Coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID-Química no Sul do Amazonas. Professor do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Professor do Programa de Pós Graduação em Ciências e Humanidades (PPGCH). Professor Adjunto do Instituto de Educação Agricultura e Ambiente de Humaitá da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Coordenador do Comitê Cientifico do Instituto de Educação Agricultura e Ambiente de Humaitá - IEAA(2019-2021). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA- UFAM - IEAA) (2021-2023). Coordenador do I SIMPÓSIO VIRTUAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA MESSOREGIÃO SUL DO AMAZONAS(11/2021). Diretor do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente de Humaitá - IEAA-UFAM (2022-2026).

Doraci Brito de Souza, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá, Amazonas,Brasil

Graduada em Ciências - Biologia e Química pelo Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM). Mestranda em Ciências Ambientais (UFAM)

Felipe Sant’ Anna Cavalcante, Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia, Manaus, Amazonas, Brasil

É formado em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pelo Centro Universitário São Lucas (UNISL) em Porto Velho-RO (2018). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo UNSL (2019). Mestre em Ciências Ambientais do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2020), Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPGCASA/ UFAM (2021). Desenvolve pesquisas relacionadas as áreas de Botânica, Micologia, Meio Ambiente, Educação e Saúde. Possui registro no Conselho Regional de Biologia da 6ª Região (CRBio-06) sob o número 103821/06-D.

Citas

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Publicado

2022-12-31

Cómo citar

Abreu Lima, R., Almeida de Menezes, . J. ., Brito de Souza, D. ., & Sant’ Anna Cavalcante, F. . (2022). SEMEANDO SUSTENTABILIDADE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO ENSINO DE BOTÂNICA UTILIZANDO AS PLANTAS MEDICINAIS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 9(1), 01–11. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/6415

Número

Sección

Ciências Biológicas