EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM PERÍODO DE PANDEMIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AM, BRASIL

Autores

  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM
  • Fabiana Caetano Furtado Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA)

Palavras-chave:

Educação especial, Ensino Remoto, Sul do Amazonas, Tecnologias.

Resumo

Em decorrência da pandemia causada pela COVID-19 o mundo teve que se adaptar e buscar novas formas de acesso à educação. Deste modo, a pesquisa teve objetivo analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino remoto emergencial em consequência da pandemia da COVID-19, em uma escola pública no município de Humaitá-AM. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, pois é necessário que conheçamos através de um contato direto com o sujeito da pesquisa, e assim tornar a pesquisa mais eficaz. Esta pesquisa foi realizada no mês de outubro de 2021 na Escola Municipal Centro de Excelência Irmã Carmem Cronenbold no município de Humaitá-AM. Tendo como público-alvo cinco professoras com idade aproximada de 20 a 46 anos que lecionam no ensino básico na referida escola. Os resultados evidenciaram que, a escola não estava preparada para lidar com um cenário pandêmico, porém durante esse período houve todo um processo de planejamento e adaptação para que os alunos não fossem prejudicados no seu processo de ensino-aprendizagem. De acordo com a pesquisa ficam evidentes as grandes dificuldades enfrentadas pelas professoras, a utilização da internet e o uso da tecnologia para o desenvolvimento das aulas uma vez que não tiveram uma capacitação na utilização das ferramentas ofertados pelo ensino remoto. Com isso, conclui-se que no âmbito educacional a escola terá de refletir sobre formas mais diferenciadas de educar e estratégias adaptáveis a necessidade de cada aluno e a uma necessidade de qualificação dos professores de educação inclusiva em ferramentas tecnológicas.

Referências

SOUZA, T. F.; ARAÚJO, J. M. V. GUEDES, A. K. V. L.; NASCIMENTO, M. H. M.; SANTOS, K. D. Aulas em tempos de pandemia: um relato de experiência no curso de licenciatura de Química do IFPB. COINTER PDVL 2020 VII congresso internacional das licenciaturas Edição 100% virtual | 02 a 05 de dezembro. 2020. DOI: https://doi.org/10.31692/2358-9728. VIICOINTERPDVL.0283.

NASCIMENTO, P. R. Preparando professores para promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2496-8.pdf Acesso em: 17 out. 2021

BRASIL. Portaria n° 544/2020. Diário Oficial da União. Brasília – DF, junho de 2020. Educação 114, seção 1, p. 62.

VIEIRA, L.; RICCI, M. C. C. A educação em tempos de pandemia: soluções emergenciais pelo mundo, Santa Catarina, SC: OEMESC, abr. 2020. Editorial mensal.

HODGES, C.; TRUST, T.; MOORE, S.; BOND, A.; LOCKEE, B. Diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia (escribo), v. 2, p.1-12, 2020.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC, 2008.

CETIC.BR – Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. TIC Educação 2019. CGI.BR/NIC.BR. São Paulo, 2020. Disponível em: https://cetic.br/media/analises/tic_educacao_2019_coletiva_imprensa.pdf. Acesso em: 1 dezembro. 2021.

SHIMAZAKI, M. E. MENEGASSI, J. R. FELLINI, N. G. D. Ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia. Práxis Educativa, v. 15, p.1-17, 2020.

ALONSO, G. Educação Inclusiva: desafios da formação e da atuação em sala de aula. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/588/educacao-inclusiva-desafios-daformacao-e-da-atuacao-em-sala-de-aula?download=truevoltar=/conteudo/588/educacaoinclusiva-desafios-da-formacao-e-da-atuacao-em-sala-de-aula?download=true. Acesso em: 01 dez. 2021.

SOARES, D. A.; AZEVEDO, E. de; PINTO, E. S.; ANDRADE, J. L. P. S. Motivação nas séries iniciais do Ensino Fundamental: quando a aprendizagem ganha sentido. Disponível em: https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/MOTIVACAO-NAS-SERIESINICIAIS-DO-ENSINO.pdf. Acesso em: 01 dez. 2021

LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. (Coleção magistério 2º grau. Série formação do professor).

DE VITTA, F.C.F.D.; DE VITTA, A.D.; MONTEIRO, A.S. Percepção de professores de educação infantil sobre a inclusão da criança com deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial, v.16, n.3, p.415-428, 2010.

NASCIMENTO, P. R. Preparando professores para promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2496-8.pdf Acesso em: 01 dez. 2021.

LIMA, R.A. Tour Botânico em tempo de Pandemia: Uma proposta diferenciada para o Ensino de Botânica. Manaus: EDUA, v.1. 2021.

MOCHON, A.A.A.; MOURA, O.S.; LIMA, R.A.; ALMEIDA, J.E. Um estudo sobre a participação da família como elemento potencializador do processo de aprendizagem dos filhos. Humanidades & Inovação, v.9, n.10, p.361-378, 2022.

Downloads

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Abreu Lima, R., & Caetano Furtado, F. (2023). EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM PERÍODO DE PANDEMIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AM, BRASIL. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 10(1), 143–152. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/6957

Edição

Seção

Artigos Originais Tecnologias e Multidisciplinar