SEMEANDO SUSTENTABILIDADE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO ENSINO DE BOTÂNICA UTILIZANDO AS PLANTAS MEDICINAIS
Palavras-chave:
Aulas práticas, Essências naturais, Impercepção botânicaResumo
As plantas medicinais são as mais antigas formas terapêuticas usadas desde a antiguidade até os dias atuais, com sua importância na medicina natural, nelas podemos encontra os aromas e fitoterápico bastante utilizado pela população, podendo ser encontrada variedades de propriedades químicas fundamentais para a função de cura e bem estar, o referido trabalho teve como objetivo confeccionar sabonetes, velas e repelentes utilizando essências naturais de plantas medicinais da floresta amazônica, possibilitando a relação dos procedimentos e técnicas com os assuntos e conceitos da área de Botânica, no curso de Ciências: Biologia e Química no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), esta pesquisa teve caráter de pesquisa aplicada, bibliográfica e descritiva, para levantamento de dados iniciou-se com a aplicação de questionário aberto com cinco perguntas para o prévio conhecimento dos alunos sobre a botânica, após aplicação dos questionários foi exposta aulas expositivas em seguida a aplicação da aula prática no laboratório de biologia para a confecção das velas repelentes e sabonetes utilizando essências naturais de buriti (Mauritia flexuosa L.), açaí (Euterpe oleracea Mart.), citronela (Cymbopogon nardus (L.)), pitanga (Eugenia uniflora L.), maracujá (Passiflora edulis Sims), alecrim (Rosmarinus officinalis L.) e cupuaçu (Theobroma grandiflorum Willd. ex Spreng.) no início os alunos apresentaram dificuldades sobre o referido assunto, pois os mesmos tinham pouco conhecimento sobre a botânica, após as aulas expositivas e aula prática a pesquisa foi bastante satisfatória, pois, através desta prática notou-se que foi possível despertar a curiosidade e o interesse pela a botânica tornando seus saberes populares mais desafiadores em busca de novos conhecimentos, logo esta pesquisa foi possível ser concluída com êxito acerca de outros métodos de ensino.
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