O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Rayla Beatriz da Silva Santos Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Renato Abreu Lima Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Palavras-chave:

Palavras-chave: Crise sanitária; Estratégias metodológicas; Tecnologias digitais.

Resumo

A pandemia de COVID-19 trouxe grandes impactos ao sistema de ensino do Brasil e do mundo, na tentativa de conter a transmissão entre crianças, jovens e suas famílias as autoridades sanitárias impuseram medidas de isolamento, deu-se início a campanha “fique em casa”, suspendendo assim as aulas presenciais em todo território brasileiro. As aulas presenciais deram lugar ao ensino remoto emergencial mediado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Com objetivo de analisar o uso das TDIC no período de ensino remoto emergencial, buscamos investigar através da revisão sistemática integrativa quais as principais estratégias metodológicas utilizadas pelos professores durante o período da pandemia de COVID-19 e as possíveis dificuldades enfrentadas por eles durante esse período. Diante dos resultados encontrados, observou-se poucos trabalhos relacionados a estratégias utilizadas pelos professores nesse período, podemos observar a predominância de estudos relacionados aos impactos e as dificuldades encontradas por professores e alunos durante o ensino remoto emergencial, podemos destacar também, a falta de formação dos professores para o uso das tecnologias, o aumento do tempo de trabalho, a fragilização da saúde emocional de professes e alunos, as desigualdades de acesso as tecnologias digitais e o pouco suporte do poder público. Dessa forma, a pandemia mostrou a necessidade de formação da comunidade escolar como um todo e a necessidade de incluir digitalmente grande parte da sociedade.

Referências

COSTA, S.R.S.; DUQUEVIZ, B.C.; PEDROZA, R.L.S. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Psicologia Escolar e Educacional, v.19, n.3, p.603- 610, 2015.

ALLAN, L. Como a tecnologia pode ajudar nossas escolas a vencer o coronavírus? Exame, 18 mar. 2020. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/blog/crescer-em-rede/como-a-tecnologiapode-ajudar-nossas-escolas-a-vencer-o-coronavirus/>. Acesso em: 13 abril 2022.

MENEZES, S.K.O.; SANTOS, M.D.F. Tecnologias digitais da informação e comunicação e covid-19 no contexto educacional: revisão sistemática da literatura. Holos - Dossiê COVID-19 e o mundo em tempos de pandemia, v.37, n.1, p.1-18, 2021.

BOTELHO, L.L.R.; CUNHA, C.C.A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, v.5, n.11, p.121-136, 2011.

ARRUDA, R.L.; NASCIMENTO, R.N.A. Estratégias de ensino remoto durante a pandemia de COVID-19: um estudo de caso no 5º ano do Ensino Fundamental. Revista Thema, v.20, p.37-54, 2021.

SILVA, S.R.B. Modernização dependente e a pandemia do covid-19: reflexões sobre ensino presencial e não presencial. Periferia, v. 13, n. 2, p. 49-69, 2021.

CAETANO, M.A.G. Em tempos de ensino remoto: praticando Matemática no Google Forms a partir de um boletim epidemiológico sobre o Coronavírus-Covid-19. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 7, n. 2, p. e2004-e2004, 2021.

GARCIA, J.O.; NASCIMENTO, L.A.; PADILHA, P.A.; LORENZI, K.S.; BORGES, B.G. Pandemia da covid-19 como fenômeno integral e central na educação em ciências. Holos, v. 1, p. 1-14, 2021.

ARAÚJO, S.L.Q.P.; DUTRA, F.B.S. Educação remota em tempos da COVID-19: inquietações acerca da pessoa com deficiência e o Exame Nacional do Ensino Médio. Revista Thema, v. 20, p. 17-36, 2021.

HOLANDA, R.R.; FILHO, T.L.L.; CHAVES, I.T.; MELO, I.R.C.; RIBEIRO, A.A. Educação em tempos de COVID-19: a emergência do EAD nos processos escolares da rede básica de educação. Holos, v.3, p.1-15, 2021.

BRANDENBURG, C.; MACIEL, J.C.S.; BARON, M.V.; COSTA, B.E.P.; SANTANA, J.R. Opinião de diretores quanto a influência da covid-19 no aspecto sócio-emocional-afetivo da comunidade escolar. Holos, v.4, p.1-15, 2021.

MAGALHÃES, R.C.S. Pandemia de covid-19, ensino remoto e a potencialização das desigualdades educacionais. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 28, p. 1263-1267, 2021.

DENARDI, D.A.C.; MARCOS, R.A.; STANKOSKI, C.R. Impactos da pandemia covid-19 nas aulas de inglês. Ilha do Desterro, v. 74, p. 113-143, 2022.

PRODANOV, C.C.; FREITAS, E.C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

FERNANDES, F. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. São Paulo: Global, 2009.

SANTOS, R.B.S.; CAVALCANTE, F.S.A.; LIMA, R.A. Os desafios e as contribuições das TDICs para o ensino no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Contribuciones a las ciencias sociales, v.16, n.3, p.1215-1231, 2023.

Downloads

Publicado

2024-04-27

Como Citar

da Silva Santos, R. B. ., & Abreu Lima, R. (2024). O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 10(3). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/7552

Edição

Seção

Ciências Humanas