COMPETITIVIDADE NO SETOR FLORESTAL: ESTUDO DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA FLORESTAL
Resumen
O ensino-aprendizagem dentro das instituições de ensino se revela por meios de ações construtivas, e isso se verifica quando há um avanço dos conhecimentos dentro dessas entidades. Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo sobre a percepção dos discentes do curso de Engenharia Florestal, referente a competitividade no setor florestal, a fim de verificar o nível de compreensão dos discentes com intuito de fornecer subsídios diante da função social da universidade. O estudo foi realizado entre 27 de janeiro e 07 de fevereiro de 2020. Os dados foram coletados através da aplicação de questionário estruturado (4 perguntas fechadas) em diferentes períodos acadêmicos, e, após levantamento, os dados foram organizados em uma planilha eletrônica do Excel para realização de gráficos interpretativos. Dos 57 entrevistados, 84% (48) responderam conhecer a competitividade das empresas no setor florestal. No entanto, 9 (16%) estudantes que indicaram não saber sobre esse viés estão dispersos entre os períodos 1 e 7, ou seja, a disciplina de Economia e Administração Florestal certamente contribuiu ao menos na ascensão dos conhecimentos pertinentes à competitividade e estudo de mercado em estudantes dos períodos superiores. Essa abordagem explorada pela análise da percepção apontou aspectos importantes referente ao conhecimento e os aprendizados dos discentes por período. Dessa forma, a função social da universidade é cumprida nesse campo de estudo.
Citas
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