ANÁLISE DE RISCOS DE ACIDENTES NA EXECUÇÃO DA PODA NA ARBORIZAÇÃO URBANA DE MACEIÓ-AL

Autores

  • Rafaela Cabral do Nascimento UFAL
  • Andréa de Vasconcelos Freitas Pinto Universidade Federal de Alagoas
  • Maiara Pedro de Alcântara UFAL
  • Reinaldo Paes Alencar UFAL
  • Diogo José Oliveira Pimentel UFRPE

Resumo

O trabalho de poda urbana é uma atividade arriscada onde é preciso atenção e treinamento para que os trabalhadores operem em segurança, pois, é um trabalho que envolve uso de equipamentos como motosserra, motopoda, máquinas como triturador e guindastes que oferecem risco ao exposto. Assim, essa pesquisa teve como objetivo avaliar os fatores causadores de acidentes identificando perigo eminente desenvolvendo a percepção do risco a fim de evitar prática de atos inseguros. A pesquisa foi realizada por meio de aplicação de um questionário semiestruturado em forma de entrevista individual, onde o público pesquisado foi composto por funcionários de uma empresa de poda urbana, na cidade de Maceió-AL. Responderam ao questionário 77% dos funcionários da empresa. De acordo com os resultados 70% dos entrevistados afirmaram que o uso de EPI é desconfortável. Em relação ao índice de acidentes 40% dos operadores confessaram que já sofreram acidente de trabalho na poda urbana e 75% dos operadores informaram já ter presenciado acidente decorrente da atividade. Recomenda-se maiores ofertas de cursos e treinamentos para aperfeiçoar e melhorar a segurança no trabalho a fim de conscientizar os trabalhadores sobre os riscos decorrentes da atividade. 

Referências

ALBUQUERQUE, U. P.; LUCENA, R. F. P. de (Org.). Métodos e técnicas na pesquisa etnobotânica. Recife: Livro Rápido/NUPEEA, 2004. 189p.

ALVES, J. O. Manual do supervisor de segurança do trabalho. - 4.ed. Editora: Associação Brasileira para prevenção de acidentes-ABPA, 1978.

AYRES, D. O. Manual de prevenção de acidentes do trabalho: aspectos técnicos e legais/ Dennis de Oliveira Ayres, Jose Aldo Peixoto Corrêa. São Paulo: Atlas, 2001.

BARBOSA, A. A. R. Segurança do trabalho/ Adriano Aurélio Ribeiro Barbosa/ Curitiba: livro técnico, 2011. 112p.

BARROS, F. et al. NR 10 Guia Prático de Aplicação. 3 Ed. revisada e atualizada. Editora Sarayva, 2015.

CARDELLA, B. Segurança no trabalho e prevenção de acidentes: Uma abordagem holística: segurança integrada à missão organizacional com produtividade qualidade, preservação ambiental e desenvolvimento de pessoas/ Benedito Cardella. São Paulo: Atlas 1999.

Cartilha de arborização. Secretaria do Meio Ambiente. Uberaba. Disponível em <http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/acervo/meio_ambiente/arquivos/agenda_verde/cartilha_arborizacao.pdf> acessado em 30 de maio de 2016.

Companhia Energética de Minas e Gerais. Manual de arborização. Belo Horizonte: Cemig/ fundação Biodiversitas, 2011. 112 p ilustrado. Disponível em acesso 28 de março de 2016.

Companhia Paranaense de Energia – Arborização de vias publica depois de plantar. Disponível em<http://www.copel.com/hpcopel/guia_arb/depois_de_plantar2.html> acessado em 25 de março de 2016

COSTA, L.M.S.A.; Pellegrino, P.R.M. .Perspectivas da Arquitetura Paisagística no Brasil. In: Farah, Ivete; Schlee, Monica Bahia; Tardin, Raquel. (Org.). Arquitetura Paisagística Contemporânea no Brasil. 1ed.São Paulo: Editora SENAC, 2010, v. , p. 215-227.

FIEDLER, N.C. Análise de posturas e esforços despendidos em operações de colheita florestal no litoral norte do estado da Bahia.1998. 103f. Tese (Doutorado em Ciência Florestal) - Universidade Federal de Viçosa.

Importância da poda de árvores. Disponível em <http://www.elektro.com.br/sua-casa/importancia-da-poda-de-arvores> acessado 21 de março 2016

MANUAL DE ARBORIZAÇÃO. Belo Horizonte: CENTRAIS ELÉTRICAS DE MINAS GERAIS – CEMIG, 1996. 40p.

Manual para Elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana. 2012. Disponível em <http://www.meioambiente.mppr.mp.br/arquivos/File/planejamento_estrategico/6_Manual_PMARB.pdf> acessado em 12 de março de 2016.

NR 10 Normas Regulamentadora - Disponível em<https://normasregulamentadoras.wordpress.com/2008/06/06/nr-10/ acessado em 23 de março de 2016.

NR 6 –Equipamento de proteção individual– EPI. Disponoivel em:<http://www.mtps.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR6.pdf>

NR12- Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Disponível em<http://www.mtps.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR12/NR12atualizada2015II.pdf>. Acessado em 09 de junho de 2016.

O futuro da sustentabilidade de nossos programas ambientais. Disponível em <http://www.cemig.com.br/ptbr/A_Cemig_e_o_Futuro/sustentabilidade/nossos_programas/ambientais/premiar/Paginas/poda.aspx>acessado em 21 de março de 2016

PAOLESCHI, B. CIPA: guia prático de segurança do trabalho/Bruno Paoleschi-1.ed.-São Paulo: Érica, 2009.

PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO. Manual da Poda. Secretaria do Verde e do Meio Ambiente Disponível em http://ww2.prefeitura.sp.gov.br/arquivos/secretarias/meio_ambiente/eixo_biodiversidade/arbonizacao_urbana/0002/Manual_poda_final.pdf acessado em 30 de maio de 2016.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACEIÓ. Lei n.º 4.548, de 21 de novembro de 1996. Institui o Código Municipal de Meio Ambiente e dispõe sobre a administração do uso dos recursos ambientais, da proteção da qualidade do meio ambiente, do controle das fontes poluidoras, da ordenação do uso do solo do território do município de Maceió.

Programa de Monitoramento, Clima e recursos hídricos. Disponível em http://pmtcrh.cptec.inpe.br/livro/nucleo_alagoas.shtml acessado em 27 de maio de 2016.

SALIBA, T., F. CORREA, M.A.C. Insalubridade e Periculosidade: Aspectos Técnicos e Práticos. 3. Ed. São Paulo: LTr, 1997.228p.

SANT’ANNA, C.M. Fatores humanos relacionados com a produtividade do operador de motosserra no corte florestal.1992. 145f.Dissertação(Mestrado em Ciências Florestais). Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 1992.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Manual Técnico de Arborização Urbana. 2015. 212p.

STEFANO, C. Segurança na construção civil: Trabalhos de Educação, Conscientização e Medidas de Proteção. Universidade Anhembi Morumbi-São Paulo, 2008.

TAVARES, J. C. Noções de prevenção e controle de perdas em segurança do trabalho/ José da Cunha Tavares. - 8 ed. - São Paulo: Editores Senac São Paulo, 2012.

ZOCCHIO, A. Prática da prevenção de acidentes: ABC da segurança do trabalho. -7. ed. Rev. E ampl. São Paulo: Atlas, 2002.

Downloads

Publicado

2017-07-17

Como Citar

do Nascimento, R. C., Pinto, A. de V. F., de Alcântara, M. P., Alencar, R. P., & Pimentel, D. J. O. (2017). ANÁLISE DE RISCOS DE ACIDENTES NA EXECUÇÃO DA PODA NA ARBORIZAÇÃO URBANA DE MACEIÓ-AL. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1131

Edição

Seção

Artigos Originais Engenharias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)