AVALIAÇÃO DOS RISCOS DE ACIDENTES NO USO DE TRATORES AGRÍCOLAS, EM EMA USINA NO ESTADO DE ALAGOAS

Autores

  • Maiara Pedro Alcântara Universidade Federal de Alagoas
  • Andréa de Vasconcelos Freitas Pinto Universidade Federal de Alagoas
  • Rafaela Cabral do Nascimento Universidade Federal de Alagoas
  • Reinaldo Paes Alencar Universidade Federal de Alagoas
  • Diogo José Oliveira Pimentel Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

Este trabalho teve por objetivo analisar os registros e as condições de trabalho de tratorista que trabalha com cana-de-açúcar a partir da perspectiva de análise de risco, visando identificar seus condicionantes e determinantes que podem afetar na segurança do trabalhador durante a operação com máquinas agrícolas. A pesquisa foi desenvolvida em uma Usina no Município de São Miguel dos Campos que está localizado na região sudeste do Estado de Alagoas. Para o desenvolvimento deste estudo aplicou-se um questionário aos operadores de maquinas agrícolas, com 16 questões. Foram levantados dados pessoais como idade, escolaridade, estado civil e tempo de atuação na atividade com máquinas agrícolas. Foram abordadas também questões sobre treinamentos, utilização de equipamentos de proteção individual, tipos e ocorrência de acidentes, entre outras questões. Com os resultados adquiridos através das entrevistas, observamos que o programa de treinamento dos funcionários implantado nesta empresa, favoreceu o desenvolvimento do funcionário em todas as suas dimensões, elevando o nível de consciência e de ação. Vale ressaltar, que com a utilização dos equipamentos de proteção, tanto individual quanto coletivo, diminuem-se consideravelmente os danos causados a saúde e a integridade física do trabalhador.

Referências

ROCHA F.L.R. Análise dos fatores de risco do corte da cana-de-açúcar no Brasil segundo o referencial da promoção da Saúde. 2007. 183 f. Tese [Doutorado em Enfermagem] Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2007.

LIBONI, L.B. Perfil da mão-de-obra no setor sucroalcooleiro: tendências e perspectivas. 2009. 201 f. Tese (Doutorado em Administração). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

ABREU, D.; MORAES, L.A.; NASCIMENTO, E.N.; OLIVEIRA, R.A.A produção da cana-de-açúcar no Brasil e a saúde do trabalhador rural. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho. Vol. 9, p.49-61, 2011.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=270860. Acesso em: 20 de Junho de 2016.

MASCARENHAS, J.C. CPRM - Serviço Geológico do Brasil-Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea. Diagnóstico do município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas/ Organizado [por] João de Castro Mascarenhas, Breno Augusto Beltrão, Luiz Carlos de Souza Junior. Recife: CPRM/PRODEEM, 2005. 12 p.

TOMAR, M. S. A Entrevista semi-estruturadas. Mestrado em Supervisão Pedagógica. (Edição 2007/2009) da Universidade Aberta.

DEBIASI, H. Diagnósticos dos acidentes de trabalho e das condições de segurança na operação de conjuntos tratorizados. 2003. 291p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2003.

MADEIRA, N.G. Segurança no trabalho nas operações com tratores agrícolas em regiões de Minas Gerais. 2011. 181 f. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola)-Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2011.

BRASIL. CONSTITUIÇÃO. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 5 de outubro de 1988. In: SARAIVA. 18ª ed. Vade Mecum. São Paulo: Saraiva, 2014 a.

MONTEIRO. L.A. (Org.) - PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM TRATORES AGRÍCOLAS E FLORESTAIS, 1ª edição-Botucatu, Editora Diagrama, 2010. p 105.

Downloads

Publicado

2017-07-17

Como Citar

Alcântara, M. P., Pinto, A. de V. F., do Nascimento, R. C., Alencar, R. P., & Pimentel, D. J. O. (2017). AVALIAÇÃO DOS RISCOS DE ACIDENTES NO USO DE TRATORES AGRÍCOLAS, EM EMA USINA NO ESTADO DE ALAGOAS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1046

Edição

Seção

Artigos Originais Engenharias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)