METODOLOGIAS UTILIZADAS PARA ENSINAR FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DE 2014 A 2018
Palabras clave:
Ensino de Física, Ensino Fundamental, Física para adolescentes.Resumen
O ensino de física no Ensino Fundamental tem sido amplamente defendido, para que os conceitos da física também venham a ser estudados, debatidos e compreendidos desde as primeiras etapas de escolarização. O objetivo do estudo foi analisar as metodologias utilizadas para ensinar física em turmas do Ensino Fundamental que foram publicadas em periódicos científicos brasileiros, entre 2014 a 2018. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, ocorrido no segundo semestre de 2019 que consultou três importantes periódicos da área de ensino de física. Ao todo foram analisados 17 artigos que discutiram questões relacionadas ao planejamento e implementação de aulas de física no Ensino Fundamental. Observou-se diversos benefícios a partir das metodologias ativas, como o desenvolvimento dos alunos, quebra do modelo tradicional, o trabalho em equipe, a socialização entre os alunos, a integração entre teoria e prática, bem como o desenvolvimento crítico da realidade.
Citas
[2] BOZELLI, F. C.; NARDI, R. Ensino de Física, analogias e a dinâmica do contexto interativo discursivo em sala de aula. Ensino de ciências e matemática, I: temas sobre a formação de professores. Organizado por Roberto Nardi, v. 1, 2009. p. 243-258
[3] FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2005. Coleção leitura.
[4] MASSONI, Neusa Teresinha; BARP, Jeferson; DA SILVA DANTAS, Claudio Rejane. O ensino de Física na disciplina de ciências no nível fundamental: reflexões e viabilidade de uma experiência de ensino por projetos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 1, p. 235-261, 2018.
[5] SILVA, Mauricio Nogueira da. O Papel Atual da Experimentação no Ensino de Física. In: XI Salão de Iniciação cientifica – PUCRS 2010. Porto Alegre, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2010. Disponível em:<http://www.pucrs.br/edipucrs/XISalaoIC/Ciencias_Exatas_e_da_Terra/Fisica/84372-MAURICIONOGUEIRAMACIELDASILVA.pdf>. Acesso em: 15 setembro de 2019.
[6] PAIVA, Marlla Rúbya Ferreira et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE-Revista de Políticas Públicas, v. 15, n. 2, 2016.
[7] ALVES, Doralice Veiga. Psicopedagogia: Avaliação e Diagnóstico. 1 Ed. Vila Velha- ES, ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, 2007.
[8] PIAGET, J. Problema de psicologia genética. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.
[9] BARROS, L.; PEREIRA, A.; GOES, A. Educar com sucesso: manual para pais e técnicos, Texto Editores, 2008.
[10] ANTUNES, Celso. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e prática pedagógica diversas. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
[11] VYGOTSKY, L.S.A. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
[12] SOUZA, Juliana Martins; VERÍSSIMO, Maria de La Ó. Ramallo. Desenvolvimento infantil: análise de um novo conceito. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 23, n. 6, p. 1097-1104, 2015.
[13] GRASSELLI, Erasmo Carlos; GARDELLI, Daniel. Os Desafios da Escola Paranaense na Perspectiva do Professor PDE. [S.I.], Cadernos PDE, Vol. 1 – 2014.
[14] LEIRIA, Talisson Fernando; MATARUCO, Sônia Maria Crivelli. O papel das atividades experimentais no processo ensino-aprendizagem de física. Educare XII Congresso Nacional de Educação. Paraná (PR), 2015. 14p.
[15] FERREIRA, Carlos Augusto Lima. Pesquisa quantitativa e qualitativa: perspectivas para o campo da educação. Revista Mosaico, v. 8, n. 2, p. 173-182, 2015.
[16] ARAÚJO, Markondes Lacerda. Produção Cientifica Sobre a Construção do Pensamento Evolutivo Publicados em Periódicos Brasileiros nos Últimos Cinco Anos. Trabalho de Conclusão de Curso - Curso de Licenciatura em Biologia. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa, 2019. 31p.
[17] AUGUSTO, Cleiciele Albuquerque et al. Pesquisa Qualitativa: rigor metodológico no tratamento da teoria dos custos de transação em artigos apresentados nos congressos da Sober (2007-2011). Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 51, n. 4, p. 745-764, 2013.
[18] ZANETTE, Marcos Suel. Pesquisa qualitativa no contexto da Educação no Brasil. Educar em Revista, v. 33, n. 65, p. 149-166, 2017.
[19] GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Plageder, 2009.
[20] BRÜGGEMANN, Odaléa Maria; PARPINELLI, Mary Ângela. Utilizando as abordagens quantitativa e qualitativa na produção do conhecimento. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 42, n. 3, p. 563-568, 2008.
[21] MUCHENSKI, Julio Cesar; MIQUELIN, Awdry Feisser. Experimentação no ensino de Física como Método de aperfeiçoamento do perfil epistemológico dos estudantes do sétimo ano do ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências. v.10 n.1, p. 24-40, 2015.
[22] TAHA, Marli Spat et al. Experimentação como ferramenta pedagógica para o ensino de ciências. Experiências em Ensino de Ciência. v.11 n.1, 2016
[23] SOUZA FILHO, Moacir Pereira; DE ALMEIDA TREVISANI, Josiane. Inserindo conceitos físicos no primeiro ciclo do ensino fundamental: Uma abordagem construtivista. Experiências em Ensino de Ciências. v. 12 n. 4, p. 90-100, 2017.
[24] SILVA, Hermom Reis. Projeto Nasa Show: Introdução em cinemática- O estudo do movimento com lançamento de projéteis. Experiências em Ensino de Ciências. v.12 n.7, p.198-213, 2017.
[25] PEREIRA, Grazielle Rodrigues et al. Atividades experimentais e o ensino de Física para os anos iniciais do Ensino Fundamental: análise de um programa formativo para professores. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 2, p. 579-605, 2016.
[26] POLETTO, Matheus. A ciência forense como metodologia ativa no ensino de ciências. Experiências em Ensino de Ciências. v.12 n.8, p.88-100, 2017.
[27] SANTOS, Debora Oliveira; CAMPOS, José Galucio. Óptica geométrica sob a luz de atividades investigativas no ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências. v. 13 n.4, p.212-225, 2018.
[28] VIEIRA, Ianara Viana et al. A utilização de atividade experimental no ensino de física: uma experiência didática a partir da vivência no estágio supervisionado. Experiências em Ensino de Ciência. v.13 n.5, p.404-414, 2018.
[29] BONADIMAN, Hélio; NONENMACHER, Sandra Elisabet Bazana. O gostar e o aprender no Ensino de Física: uma proposta metodológica. Caderno Brasileiro de Ensino em Física, p. 194-223, 2007.
[30] NETO, Jonas Guimarães Paulo; PARENTE, Nórlia Nabuco. Contribuições e preferências da experimentação do ensino de física: o que dizem os estudantes do ensino fundamental? V CONEDU Congresso Nacional de Educação. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID9426_06092018102715.pdf> Acesso em 30 de novembro de 2019.
[31] VILAÇA, Frederico Nogueira. Revisão literária: A experimentação no ensino de física. Universidade Federal de São João, 2012. 10p. Disponível em: < https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/pibidfisica/Trabalhos%20sobre%20Revisao/Frederico_-_110412_-__Revisao_bibliografica_-_a_experimentacao_no_ensino_de_fisica.pdf> Acesso em 30 de dezembro de 2019.
[32] BARAI, Alexandre et al. Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma parceria entre universidade e escola. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 3, p. 1009-1025, 2016.
[33] GALLET, D. S.; MEGID, M. A. B. A.; CAMARGO, F. F. A experimentação em ciências naturais: uma abordagem histórico-crítica. Experiências em Ensino de Ciências, v. 11, n. 1, p. 55-63, 2016.
[34] HELDT, Paulo Henrique Tovani; CARDOSO, Darlan Holanda; MOURA, Sebastião Rodrigues. Física nos anos iniciais do ensino fundamental: atividades sobre eletrização por atrito para incentivar a alfabetização cientifica e técnica. Experiências em Ensino de Ciências. v.15 n.5, p.441-446, 2018.
[35] JUNGES, Alexandre Luis et al. Efeito estufa e aquecimento global: uma abordagem conceitual a partir da física para educação básica. Experiências em Ensino de Ciências. v.13 n.5, p.126-151, 2018.
[36] NEVES, Jefferson Adriano; CHARRET, Iraziet da Cunha; CARVALHO, Sylvestre Aureliano. Estudando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem visando a aprendizagem significativa. Experiências em Ensino de Ciências. v.12 n.8, p. 66-87, 2017.
[37] PEREIRA, Lailson Ferreira et al. Uma experiência de ensino de astronomia no 6º ano do ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências. v. 12 n.7, p. 19-35, 2017.
[38] PUHL, Cassiano Scott et al. Uma experiência com o google Earth: em busca de uma nova aprendizagem ativa e ao comprometimento social de estudantes do ensino fundamenta. Experiências em Ensino de Ciências. v.13 n. 3, p.19-32, 2018.
[39] SILVA, Milena Cosmo; SOUZA, Pedro Thiago Chagas. Infância: processo de desenvolvimento e aprendizagem. V CONEDU – Congresso Nacional de Educação, sd,
[40] FRANCO, Luiz Gustavo; SOUTO, Kely Cristina Nogueira; MUNFORD, Danusa. Articulações entre práticas investigativas, conceitos científicos e tomada de decisão: estudando o mico-estrela nos anos iniciais do ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências, v.13 n.3, p.1-18, 2018.