ANALISE GEOGRAFICA DO RELEVO BRASILEIRO ATRAVÉS DO SOFTWARE GOOGLE EARTH: UMA EXPERIENCIA COM OS ALUNOS DA ESCOLA LOURIVAL PINHO

Autores

  • Ana Cristina Freitas Leite Universidade federal do Acre
  • Arivaldo D’Avila de Oliveira
  • Anderson Azevedo Mesquita

Resumo

Este artigo apresenta a experiência dos bolsistas do Programa Institucional de Iniciação a Docência – PIBID na escola Estadual Lourival Pinho com aplicação de oficinas pedagógicas no Ensino Médio nas turmas do 2° e 3° anos, contextualizando as formas de relevo que existem na superfície terrestre, utilizando a tecnologia para um aprendizado melhor como o Google Earth, planejamento dos recursos usados, estratégias educacionais que remove o aluno daquele ambiente tradicional; os resultados obtidos traduzem que tal atividade proporciona um ambiente de melhor formação e assimilação dos conteúdos e processos educacionais.

Biografia do Autor

Ana Cristina Freitas Leite, Universidade federal do Acre

Graduanda em licenciatura plena em Geografia, bolsista do Programa de Institucional de iniciação a docencia - PIBID na UNiversidade federal do Acre - Ufac

Arivaldo D’Avila de Oliveira

Graduado em Geografia, especialista em Metodologia do Ensino da Geografia, Mestrando em Desenvolvimento Regional

Anderson Azevedo Mesquita

Graduado em Geografia, Mestrando em Desenvolvimento Regional

Referências

KAERCHER, Nestor A. A geografia é o nosso dia-a-dia. In: CASTROGIOVANNI, Antonio C. et. AL. Geografia em sala de aula: praticas e reflexos. Porto Alegre: Ed. Da UFRS/AGB – Porto Alegre, 1999, p, 11-12.

CARVALHO, V.M.S. Guaycuru de, Cruz, C.B.M. e E.M.F. Rocha, Sensoriamento Remoto e o Ensino de geografia – Novos Desafios e Metas. IV Jornada de Educação em Sensoriamento remoto no Âmbito do MERCOSUL, São Leopoldo – RS. CD – Rom

SANTOS, V. M. N. dos Escola, cidadania e novas tecnologias: o sensoriamento remoto no ensino. São Paulo: paulinas, 2002

Downloads

Publicado

2014-12-10

Como Citar

Leite, A. C. F., Oliveira, A. D. de, & Mesquita, A. A. (2014). ANALISE GEOGRAFICA DO RELEVO BRASILEIRO ATRAVÉS DO SOFTWARE GOOGLE EARTH: UMA EXPERIENCIA COM OS ALUNOS DA ESCOLA LOURIVAL PINHO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/77

Edição

Seção

Relatos de Experiência