IN VITRO OF TRIPANOCID ACTIVITY OF NATURALS AMIDES AND THEIR RESPECTIVE SYNTHETIC ANALOGS

Authors

  • Minelly Azevedo da Silva IFRO - Campus Porto Velho Calama
  • GUILHERME MATOS PASSARINI UNIR
  • LEANDRO DO NASCIMENTO MARTINEZ UNIR
  • SAARA NERI FIALHO Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal – Bionorte;UNIR
  • POLICARPO ADEMAR SALES Jr. FIOCRUZ/MG
  • HAROLD HILARION FOKOUE IQ-USP
  • MASSUO JORGE KATO IQ-USP
  • CAROLINA BIONI GARCIA TELES FIOCRUZ-RO
  • CHRISTIAN COLLINS KUENH UNIR

Abstract

O presente estudo descreve a atividade tripanocida in vitro e atividade hemolítica das amidas naturais piplartine e piperine e de seus respectivos análogos sintéticos. A avaliação in vitro da atividade tripanocida foi realizado com formas amastigotas e tripomastigotas de T. cruzi. O Trypanosoma cruzi (cepa de Tulahuen) expressando o gene da β-galactosidase de Escherichia coli foi cultivado em uma monocamada de fibroblastos L929 de camundongo. As substâncias foram diluídos a partir da solução estoque no momento do ensaio, o Benzonidazol no seu IC50 (1 µg/mL = 3,81 µM) foi usado como controle positivo. Os resultados foram expressos como a percentagem de inibição do crescimento. Os compostos ativos foram  testados in vitro para determinação da toxicidade celular em células L-929 não infectadas utilizando o corante alamarBlue®. Para o ensaio de hemólise as substâncias foram diluídas em concentrações de 200 a 1.56 μM, utilizando como controle positivo saponinas e hemácias saudáveis como controle negativo.  Os compostos 1b, 1m, 14f, 18a e 18b foram ativos para a atividade tripanocida, com destaque para o análogo 1m, recomendado para o ensaio in vivo. Em relação a atividade hemolítica os compostos 1a e 18a apresentaram uma pequena taxa hemolítica na maior concentração (200 µM). Os análogos da piplartine (1m e 14f) e o análogo da piperine (18b) foram menos hemolíticos na maior concentração. Assim, todos os compostos são de interesse para futuras investigações.

Author Biographies

Minelly Azevedo da Silva, IFRO - Campus Porto Velho Calama

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Rondônia (2009); Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2015). Trabalhou como professora de Química na Faculdade de Meio Ambiente - FAEMA, Instituto Profissionalizante de Ensino - IEP, Governo do Estado de Rondônia e pesquisadora bolsista CNPQ - Produtos Naturais - na Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2006-2008). Atualmente é professora de Química do Instituto Federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica de Rondônia - IFRO. Doutoranda em Biologia Experimental - UNIR

GUILHERME MATOS PASSARINI, UNIR

Mestrado em Biologia Experimental pela Universidade Federal de Rondônia, Brasil(2017). Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz - Rondônia , Brasil

LEANDRO DO NASCIMENTO MARTINEZ, UNIR

Possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA pela Faculdade de Educação de Porto Velho - UNIRON-RO (2016). Participou do grupo de pesquisa do Laboratório de Epidemiologia Molecular da Malária no Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (CEPEM), localizado na avenida Guaporé anexo a Unidade Hospitalar CEMETRON em Porto Velho, com projetos ligados a levantamento etnobotânicos de plantas com potenciais medicinais na região da Amazônia Brasileira. Atualmente participa do grupo de pesquisa da Plataforma Técnica de Bioensaios de Malária e Leishmaniose, localizado na Instituição de pesquisa Fundação Oswaldo Cruz, (FRIOCRUZ RONDÔNIA) desenvolvendo pesquisas relacionado ao cultivo de células de linhagem e parasitos com ênfase em quimioterapia de Leishmaniose e Malária, além de estudos in vivo. Atualmente é pós-graduando a nível de mestrado pelo programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental pela Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR (2018).

SAARA NERI FIALHO, Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal – Bionorte;UNIR

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pelo Centro Universitário São Lucas de Porto Velho - UNISL-RO (2017). Foi membro fundadora da Liga Acadêmica de Ciências Biológicas -LACBIO. Participou do Programa de Iniciação Cientifica da FAPERO - Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia, com o projeto intitulado Avaliação da Atividade Leishmanicida de Derivados Sintéticos do ácido cinâmico contra Leishmania amazonensis in vitro com período de 2 anos. Foi Bolsista CNPq Modalidade-Nível: Desenvolvimento Tecnológico Industrial - C pelo Instituto Nacional de Epidemiologia da Amazônia Ocidental INCT-EpiAmO e Bolsista Fiotec, atuando como Técnica de Laboratório, colaborando no desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao cultivo de células de linhagem e parasitos com ênfase em quimioterapia de Leishmaniose e Malária, assim como, estudos in vivo, no grupo de pesquisa do laboratório Plataforma de Bioensaios em Malária e Leishmaniose, localizado na Instituição de pesquisa Fundação Oswaldo Cruz, (FRIOCRUZ-RO).

POLICARPO ADEMAR SALES Jr., FIOCRUZ/MG

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2001), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e doutorado em Medicina/Biomedicina pela Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte (2008). Foi Pesquisador Visitante Júnior do Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR) - Fiocruz de 2008 a 2011. Atualmente é Pós-Doutorando do CPqRR e Responsável Técnico pela Plataforma de Ensaios Pré-Clínicos de Triagem de Drogas Anti-Trypanosoma cruzi (PlaBio Tc) da Fiocruz. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Protozoologia Parasitária Humana e Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Imunoparasitologia, Células T Reguladoras, Trypanosoma cruzi, Doença de Chagas, Desenvolvimento de Drogas.

HAROLD HILARION FOKOUE, IQ-USP

Possui uma "Licence en Chimie" pela universidade de Yaounde 1 (2002) em Camarões, uma "Maitrise en Chimie" (2003) (revalidado em Bacharel em Química:Processo de revalidação n° 2014.1.3771.1.1. USP ) pela Universidade de Bamako em Mali, mestrado em Ciência na área de Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (2010) e Doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente, pós-doutorando no LASSBio (Laboratório de Avaliação e de Síntese de Substâncias Bioativas) da Universidade Federal de Rio de Janeiro (URFJ). Tem experiência em Química orgânica e Química Medicinal atuando principalmente nos seguintes temas: Quimiometria, Modelagem Molecular, QSAR, Quimiotaxonomia, Quimiosistematica.

MASSUO JORGE KATO, IQ-USP

É bacharelado em Quimica pela UNESP/Araraquara (1981), mestre em Ciências pela USP (1984) e doutor em Química Orgânica pela USP (1989). Foi bolsista DCR no INPA (Manaus, 85-87) e pesquisador no Centro de Pesquisas da Rhodia em Paulinia (87). Realizou pós-doutoramento em biossíntese de lignanas no Institute of Biological Chemistry (WSU, Pullman, EUA, 92-93). Pesquisador visitante no Max Planck Institute for Chemical Ecology (Jena, Alemanha, 2016). Ingressou no corpo-docente do IQUSP em 1991, onde é atualmente Professor Titular e vice-Chefe do Departamento de Química Fundamental. Tem desenvolvido projetos na área de química de produtos naturais, em estudos ecofisiológicos de metabólitos secundários e em estudos multitróficos quimicamente mediados. É membro do corpo editorial da Phytochemistry desde 2002 e Frontiers in Plant Science (Plant Metabolism and Chemodiversity), The Open Bioactive Compounds Journal, Revista Facultad de Ciencias Basicas e Encyclopedia of Life Support System (UNESCO) e Eclética Química Journal. Editor do Research Topics (The ecology of plant chemistry and how it drives multi-trophic interactions) da Frontiers in Plant Science. Coordena o Projeto Temático ?Dimensions US-Biota São Paulo: chemically mediated multi-trophic interaction diversity across tropical gradients? (2015-2020).

CAROLINA BIONI GARCIA TELES, FIOCRUZ-RO

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho UNESP, Mestre em Biologia Experimental pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como Pesquisadora em Saúde Pública e Chefe da Plataforma de Bioensaios de Malária e Leishmaniose da Fiocruz/ Rondônia, Porto Velho. Membro do Corpo Docente Permanente e do Colegiado do Programa Curso de Pós-Graduação em Biologia Experimental da Universidade Federal de Rondônia. Também integra o quadro de docentes permanentes da Pós-graduação em Biotecnologia (PGBIONORTE) da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (REDE BIONORTE). Atuou na equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/ Fiocruz RO) no período de 2014-2016. Membro Titular da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/ Fiocruz/RO). Membro da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio/ Fiocruz RO). Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa do Instituto Nacional de Epidemiologia na Amazônia Ocidental - INCT-EpiAmO. Docente no Centro Universitário São Lucas (UNiSL) em Porto Velho RO. Possui experiência laboratorial com ênfase em técnicas de biologia celular (cultivo de células) e ensaios biológicos antiparasitários in vitro, in vivo e ex vivo, principalmente envolvendo agentes etiológicos da Leishmaniose e Malária. Atua nos seguintes temas: Quimioterapia para o tratamento de Leishmaniose e Malária, e Epidemiologia da Leishmaniose.

CHRISTIAN COLLINS KUENH, UNIR


Graduado em Biomedicina pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN - Dourados/MS (2005). Doutor e mestre pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo - USP de 2007 à 2013. Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade de Valencia - Espanha, trabalhando em colaboração com a Rede de Excelência de Centros em Enfermidades Tropicais (RICET) no ano de 2012. Especialista em Análises Clínicas e Patológicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá (UBM) - Ribeirão Preto/SP (2007). Atualmente é professor Adjunto no curso de Medicina pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR com dedicação exclusiva nas cadeiras de Parasitologia e Microbiologia, bem como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP/UNIR).

References

DEWICK, P.M. Medicinal Natural Products: a biosynthetic approach. New York: John Wiley & Sons. 2008, 546p. 2008

EGUSA, H.; DOI, M.; SAEKI, M.; FUKUYASU, S.; AKASHI, Y.; YOKOTA, Y.; YATANI, H.; KAMISAKI, Y. The small molecule harmine regulates NFATc1 and Id2 expression in osteoclast progenitor cells. Bone. Aug;49(2):264-74. 2011

ZAKER, F.; OODY, A.; ARJMAND, A. A study on the antitumoral and differentiation effects of peganum harmala derivatives in combination with ATRA on leukaemic cells. Arch Pharm Res. Jul; 30(7):844-9. 2007

FARZIN, D.; HAGHPARAST, A.; MOTAMAN, S.; BARYAR, F.; MANSOURI, N. Effects of harmane and other β-carbolines on apomorphine-induced licking behavior in rat. Pharmacol Biochem Behav. Apr;98(2):215-9. 2011

BOUAYAD, N.; RHARRABE, K.; LAMHAMDI, M.; NOUROUTI, N.G.; SAYAH, F. Dietary effects of harmine, a β-carboline alkaloid, on development, energy reserves and α-amylase activity of Plodia interpunctella Hübner (Lepidoptera: Pyralidae). J Biol Sci. Jan; 19(1):73-80. 2012

SINGH, T.P.; SINGH, O.M. Recent Progress in Biological Activities of Indole and Indole Alkaloids. Mini-Reviews in Medicinal Chemistry. Volume 18, Issue 1. 2018

CHATTERJEE, S.; NIAZ, Z.; GAUTAM, S.; ADHIKARI, S.; VARIYAR, P.S.; SHARMA, A. Antioxidant activity of some phenolic constituents from green pepper (Piper nigrum L.) and fresh nutmeg mace (Myristica fragrans). Food Chemistry, 101(2), 515–523. 2007

BOLL, P.M.; HANSEN, J.; SIMONSEN, O.; THORUP, N. Synthesis and molecular structure of piplartine (piperlongumine). Tetrahedron, 40(1), 171–175. 1984

MHASKE, D.B.; SREEDHARAN, S.; MAHADIK, K.R. Role of Piperine as an Effective Bioenhancer in Drug Absorption. Pharmaceutica Analytica Acta 9:591. 2018

COHEN, G.; HOCHSTEIN, P. Generation of Hydrogen Peroxide in Erythrocytes by Hemolytic Agents. Biochemistry, 3(7), 895–900. 1964

BRASIL.Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde : volume 3 / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. – 1. ed. atual. – Brasília : Ministério da Saúde. 2017

BRASIL. Governo do Estado de Rondônia. Secretaria de Estado da Saúde – Agência Estadual de vigilância em saúde – AGEVISA. Relatório Anual de Gestão 2017. Rondônia; AGEVISA. 2018. Disponível em: http://www.rondonia.ro.gov.br/publicacao/relatorio-de-gestao-2017/. Acesso: 22 de fevereiro de 2019, às 17h36.

COURA Jr.; DE CASTRO, S.L. A critical review on Chagas disease chemotherapy. Mem Inst Oswaldo Cruz 97: 3-24. 2002

ROMANHA, A.J.; CASTRO, S.L.; SOEIRO, M. D.E. N.; LANNES-VIEIRA, J.; RIBEIRO, I.; TALVANI, A.; BOURDIN, B.; BLUM, B.; OLIVIERI, B.; ZANI, C.; SPADAFORA, C.; CHIARI, E.; CHATELAIN, E.; CHAVES, G.; CALZADA, J.E.; BUSTAMANTE, J.M.; FREITAS-JUNIOR, L.H.; ROMERO, L.I.; BAHIA, M.T.; LOTROWSKA, M.; SOARES, M.; ANDRADE, S.G.; ARMSTRONG, T.; DEGRAVE, W.; ANDRADE, Z.A. In vitro and in vivo experimental models for drug screening and development for Chagas disease. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz 2010;105: 233-238.

BRODIE, B.B.; UDENFRIEND, S. Metabolites of pamaquine in urine. Proc Soc Exp Biol Med. Aug; 74(4):845-8. PubMed PMID: 14781199. 1950

KUBLIK, H.; BOCK, T.K.; SCHREIER, H.; MÜLLER, B.W. Nasal absorption of 17-ß estradiol from different cyclodextrin inclusion formulations in sheep. European Journal of Pharmaceutics and Biopharmaceutics, v. 42, p. 320-24. 1996

COTINGUIBA, F.; REGASINI, LO.; BOLZANI, VS.; DEBONSI, HM.; PASSERINI, GD.; SICARELLI, RMB.; KATO, MJ.; FURLAN, M. Piperamides and their derivatives as potential anti-trypanosomal agents. Med Chem Res. 18:703–711. 2009

VIEIRA, G.; SILVA, M.T.A.D.; REGASINI LO, F.C.; LAURE, H.J.; ROSA, J.C.; FURLAN. M.; CICARELLI, R.M.B. Trypanosoma cruzi: analysis of two different strains after piplartine treatment. Braz J Infect Dis. May - Jun;22(3):208-218. 2018

SUNILA, E.S.; KUTTAN, G. Immunomodulatory and antitumor activity of Piper longum Linn. and piperine. J Ethnopharmacol. Feb;90(2-3):339-46. 2004

CHANG-YIH, D.; YANG-CHANG, W.; SHANG-KWEI, W. Alcalóides de piridona citotóxicos de Piper aborescens. Phytochemistry. 29 (8), 2689-2691. doi: 10.1016 / 0031-9422 (90) 85215-2 . 1990

LAGO, E.M.; XAVIER, R.P.; TEIXEIRA, T.R.; SILVA, L.M.; DA SILVA FILHO, A.A.; DE MORAES, J. Antischistosomal agents: Estado de arte e perspectivas. Futuro Med.Chem.10, 89-120. 2018

CAMPELO, Y.; OMBREDANE, A.; VASCONCELOS, A.G.; ALBUQUERQUE, L.; MOREIRA, D.C.; PLÁCIDO, A.; ROCHA, J.; FOKOUE, H.H.; YAMAGUCHI, L.; MAFUD, A.; MASCARENHAS, Y.P.; DELERUE-MATOS, C.; BORGES, T.; JOANITTI, G.A.; ARCANJO, D.; KATO, M.J.; KUCKELHAUS, S.; SILVA, M.; MORAES, J.; LEITE, J.R.S.A. Structure-Activity Relationship of Piplartine and Synthetic against Schistosoma mansoni and Cytotoxicity to Mammalian Cells. Int J Mol Sci 19: 1802-1818. 2018

BEZERRA, D.P.; DE CASTRO, F.O.; ALVES, A.P.; PESSOA, C.; DE MORAES, M.O.; SILVEIRA, E.R.; LIMA, M.A.; ELMIRO, F.J.; DE ALENCAR, N.M.; MESQUITA, R.O.; LIMA, M.W.; COSTA-LOTUFO, L.V. In vitro and in vivo antitumor effect of 5-FU combined with piplartine and piperine. J. Appl. Toxicol., v.28, p.156–163. DOI: 10.1002/jat.1261. 2008

BEZERRA, D.P.; PESSOA, C.; DE MORAES, M.O.; SILVEIRA, E.R.; LIMA, M.A.; ELMIRO, F.J.; COSTA-LOTUFO, L.V. Antiproliferative effects of two amides, piperine and piplartine, from Piper species. Z Naturforsch C. Jul-Aug;60(7-8):539-43. 2005

WANG, Y.; ZHANG, Y.; ZHU, Z.; ZHU, S.; LI, Y.; LI, M.; YU, B. Exploration of the correlation between the structure, hemolytic activity, and cytotoxicity of steroid saponins. Bioorganic & Medicinal Chemistry, 15(7), 2528–2532. 2007

BERLINER, F.; SCHOENHEIMER, R. Hemolytic And Antihemolytic Properties Of Bile Acids And Sterols In Relation To Their Structure. Journal of Biological Chemistry, 124, 525-541. 1938

ODA, M.; MATSUNO, T.; SHIIHARA, R.; OCHI, S.; YAMAUCHI, R.; SAITO, Y.; IMAGAWA, H.; NAGAHAMA, M.; NISHIZAWA, M.; SAKURAI, J. The relationship between the metabolism of sphingomyelin species and the hemolysis of sheep erythrocytes induced by Clostridium perfringens alpha-toxin. J Lipid Res. May;49(5):1039-47. doi: 10.1194/jlr.M700587-JLR200. Epub. Feb 8. 2008

Published

2020-05-14

How to Cite

Silva, M. A. da, PASSARINI, G. M., MARTINEZ, L. D. N., FIALHO, S. N., SALES Jr., P. A., FOKOUE, H. H., KATO, M. J., TELES, C. B. G., & KUENH, C. C. (2020). IN VITRO OF TRIPANOCID ACTIVITY OF NATURALS AMIDES AND THEIR RESPECTIVE SYNTHETIC ANALOGS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(1), 186–197. Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2714

Issue

Section

Ciências Biológicas

Most read articles by the same author(s)