Evasão e retenção na perspectiva de alunos do curso de licenciatura em Química
Abstract
A evasão e retenção têm sido um problema recorrente nas instituições de ensino superior no Brasil, causando problemas financeiros, sociais e culturais, deixando de contribuir para a sociedade com a formação de profissionais e cidadãos. A retenção consiste na permanência do estudante no curso de graduação após o período determinado para a conclusão deste, enquanto a evasão consiste no abandono definitivo do mesmo, causado vários fatores pessoais, institucionais e externos. Objetivou-se nesse trabalho levantar dados sobre quais fatores influenciam direta e indiretamente a permanência dos estudantes nas instituições de ensino, visando propor e/ou consolidar ações que sejam efetivas para a permanência destes na instituição até a conclusão do curso. Através da aplicação de um questionário foram abordados, o perfil socioeconômico, a relação desempenho-dificuldade nas disciplinas ofertadas e a opinião sobre as atividades efetivamente contribuintes para a sua formação e/ou permanência no curso. Mais de 80% dos estudantes afirmaram que sua família é sustentada com, no máximo, 3 salários mínimos. 44,5% dos estudantes apontaram a Matemática como a área de maior grau de dificuldade, e os projetos de pesquisas foram os mais citados como motivação à permanência na Universidade. Quando indagados sobre quais atividades ou ações os auxiliavam mais em sua formação acadêmica, o auxílio financeiro foi o fator preponderante. Com isso, foi possível montar um panorama sobre a situação referente à evasão e retenção dos estudantes no curso de Química da Universidade Federal do Acre, servindo como base para o direcionamento de ações mais efetivas para a diminuição destes índices
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