INSTRUMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E METODOLOGIAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Abstract
A percepção de ensino/educação em química tem se tornado alvo de muitas discussões no âmbito da formação inicial de professores, em pontos que não se limitam apenas na atividade docente. Esse trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado durante a disciplina de Instrumentação do Ensino de Química III, considerando questões que envolvem a formação inicial de professores e a produção de material didático para o ensino de química. Apresentando métodos que contribuem para a construção do conhecimento, tanto do acadêmico em formação inicial, como do professor em formação continuada. Os resultados indicam que é possível por meio de atitudes e práticas simples produzir novidades, promovendo pequenos, porém, significativos progressos no e para o ensino de química, de maneira que o tradicionalismo/conservadorismo atrelado a improgressividade do ensino vão se posicionando cada vez mais á margem da sala de aula.References
CICOTTE, J. F. S; CARDOSO, F. C. Seminário de práticas educativas - espaço e tempo para a utilização de micro-aulas no processo de formação inicial docente. REUNIÃO ANUAL DA SBPC, n.62. Disponível em: <http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/resumos/resumos/818.htm>. Acesso em: 13 dez. 2017.
FREITAS,Olga. Os Equipamentos e materiais didáticos. Brasília: Universidade de Brasília, 2009. Centro de Educação a Distância. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/equip_mat_dit.pdf> Acesso em: 20 jan. 2017.
MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2006. p. 389.
OTALE, F. L.; MARTINS, L. A. Estudo da interação em sala de aula na formação dos professores, São Paulo, TODAS AS LETRAS, v.8, n. 1, p. 110-117,2006.Disponívelem:<http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=1&ved=0CC8QFjAA&url=http%3A%2F%2Feditorarevistas.mackenzie.br%2Findex.php%2Ftl%2Farticle%2Fdownload%2F848%2F550&ei=nSVvUtnyK8WukAeJ_YHgAQ&usg=AFQjCNFJogFRWp8r8bFaR03yyKM6Hie0Ow&sig2=oafr4PXYlDjHWh0b_Mmk1w>.Acesso em 11 de jan. de 2017.
SANTOS, M. C.; BOMFIM, M. G.; DIAS, V. B. O Estudo da Cadeia Alimentar por Meio das Aulas de Campo e suas Contribuições na Formação Inicial do Professor. Revista da Associação Brasileira de Ensino de Biologia- SBEnBio-n.07-Out.2014. Disponível em: <http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R1016-1.pdf> . Acesso em: 17 mar. 2017.
SILVA, V.S.; WEIDE, D.F. Pesquisa na formação e na prática docente. Cadernos de Pedagogia, v. 5, n. 9, p. 80- 88, 2011. Disponível em:<http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/viewFile/285/ 153> . Acesso em: 13 jan. 2017.
VYGOTSKY,Lev Semenovich. “A formação social da mente”. 2.ed. Brasileira. São Paulo: Martins Fontes,1988.