A CANÇÃO: UM DOCUMENTO AUTÊNTICO PARA O ENSINO DE FONÉTICA EM FLE

Autores

Palavras-chave:

Francês língua estrangeira; Fonética; Canção.

Resumo

O ensino de fonética vai além da simples exposição de símbolos e repetição de sons:  trata-se de um caminho para o desempenho oral. Este trabalho destaca o valor do componente fonético no ensino de francês língua estrangeira (FLE), tendo em vista que muitos aprendizes, inclusive brasileiros, encontram limitações em se comunicar na língua, devido às dificuldades em pronunciar certos sons do francês, sobretudo as vogais anteriores [y], [ø] e [œ]. Diante disso, este trabalho aborda componentes essenciais para que o ensino de fonética seja possível nas aulas de língua francesa e aponta a canção como ferramenta para o desenvolvimento da consciência articulatória. Para tal intento, será feito, primeiramente, um breve panorama do sistema fonético do francês, com ênfase nos sons vocálicos; em seguida, com o intuito de mostrar os diferentes caminhos para o ensino de fonética nas aulas de FLE, apresenta-se uma proposta de sequência didática voltada para o ensino dos sons [y], [ø] e [œ] lançando mão da canção Je veux de Zaz.

 

Biografia do Autor

Dennys Silva-Reis, Universidade Federal do Acre

Professor adjunto de Literaturas de expressão francesa no Centro de Educação Letras e Artes (CELA), na Universidade Federal do Acre (UFAC), campus Rio Branco/AC

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Nolasco, D., & Silva-Reis, D. (2020). A CANÇÃO: UM DOCUMENTO AUTÊNTICO PARA O ENSINO DE FONÉTICA EM FLE. Revista Geadel, 1(02), 109–124. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/4471

Edição

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Artigos