LEITURA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA: ESPAÇO DE CONTRADIÇÃO

Autores

  • Viviane CARRIJO Autônoma

Palavras-chave:

Pedagogia, Leitura, Colaboração, Contradição

Resumo

Este artigo objetiva problematizar as contradições sobre o conceito e ensino-aprendizagem de leitura manifestas na discussão de um Grupo de Estudos (GE), formado por alunas e professora-pesquisadora de um curso de Pedagogia. Tal problematização é feita a partir da organização da linguagem colaborativa (MAGALHÃES, 2011, 2012, 2014; NININ, 2013), em que as participantes se esforçam, intencionalmente, para escutar e serem escutadas; participar ativamente e responder em entrelaçamento de pontos de vistas. Nos resultados, as marcas de contradições (ENGESTRÖM e SANNINO, 2011) revelam a emergência de um ensino de leitura voltado para o desenvolvimento da competência leitora de futuras professoras das séries iniciais.

Biografia do Autor

Viviane CARRIJO, Autônoma

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem

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Publicado

2020-07-17

Como Citar

CARRIJO, V. (2020). LEITURA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA: ESPAÇO DE CONTRADIÇÃO. Revista Geadel, 1(1), 16–27. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/2525