O ENSINO DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS

TEORIAS E CONSIDERAÇÕES

Autores/as

  • Darcielle Maria da Silva Oliveira Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió
  • Manuela Mota da Silva Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió
  • Regyane Keyla Souza Ferreira Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió
  • Charridy Max Fontes Pinto Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió

Resumen

O presente artigo teve como objetivo geral demonstrar por meio de estudos bibliográficos os desafios do ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos na escola regular de ensino. Delimitaram-se como objetivos específicos: traçar um panorama geral acerca da inclusão dos surdos na escola regular de ensino; destacar o papel do tradutor-intérprete de libras frente aos desafios da inclusão dos alunos surdos. A abordagem desta pesquisa justifica-se pela importância de se discutir novas estratégias mais eficientes e inclusivas para que seja viabilizado não apenas o processo de inclusão social por intermédio da escola, como a adoção de uma educação humanizada que possibilita a comunicação global das crianças surdas com o meio social em que estão inseridas. A metodologia escolhida para a elaboração do presente trabalho foi a da pesquisa bibliográfica narrativa exploratória qualitativa, fundamentada em livros, dissertações, teses e artigos científicos referentes ao tema abordado. Deste modo, ao analisar como se realiza o processo de ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos, pode-se concluir que este fenômeno está acontecendo de maneira gradativa, pois, os estudos e pesquisas na área ainda são muito recentes, não existindo um método pronto, acabado e eficaz, para que seja aplicado fielmente a todos os surdos.

Biografía del autor/a

Darcielle Maria da Silva Oliveira, Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió

Graduanda de Licenciatura em Letras/ Português do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió

Manuela Mota da Silva, Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió

Graduanda de Licenciatura em Letras/ Português do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió

Regyane Keyla Souza Ferreira, Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió

Graduanda de Licenciatura em Letras/ Português do  Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió

Charridy Max Fontes Pinto, Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió

Mestre de em Letras e Lingüística. - Professor no  Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió

Publicado

2023-12-29

Cómo citar

Maria da Silva Oliveira, D. ., Mota da Silva, M. ., Keyla Souza Ferreira, R. ., & Max Fontes Pinto, C. . (2023). O ENSINO DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: TEORIAS E CONSIDERAÇÕES. Revista Geadel, 4(02), 58–70. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7176