O ENSINO DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS
TEORIAS E CONSIDERAÇÕES
Resumen
O presente artigo teve como objetivo geral demonstrar por meio de estudos bibliográficos os desafios do ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos na escola regular de ensino. Delimitaram-se como objetivos específicos: traçar um panorama geral acerca da inclusão dos surdos na escola regular de ensino; destacar o papel do tradutor-intérprete de libras frente aos desafios da inclusão dos alunos surdos. A abordagem desta pesquisa justifica-se pela importância de se discutir novas estratégias mais eficientes e inclusivas para que seja viabilizado não apenas o processo de inclusão social por intermédio da escola, como a adoção de uma educação humanizada que possibilita a comunicação global das crianças surdas com o meio social em que estão inseridas. A metodologia escolhida para a elaboração do presente trabalho foi a da pesquisa bibliográfica narrativa exploratória qualitativa, fundamentada em livros, dissertações, teses e artigos científicos referentes ao tema abordado. Deste modo, ao analisar como se realiza o processo de ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos, pode-se concluir que este fenômeno está acontecendo de maneira gradativa, pois, os estudos e pesquisas na área ainda são muito recentes, não existindo um método pronto, acabado e eficaz, para que seja aplicado fielmente a todos os surdos.
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