LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL

UM OLHAR DECOLONIAL ACERCA DO ENSINO DE LÍNGUA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Gustavo Matheus Moreira de Gonzaga Instituto Federal de Alagoas
  • Maria Isabelly Viana de Souza Instituto Federal de Alagoas
  • Rose Karlynne Gomes Machado Instituto Federal de Alagoas
  • Cleide Calheiros da Silva Instituto Federal de Alagoas

Resumen

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o ensino da Língua Portuguesa, a partir da compreensão da decolonialidade, tendo o letramento como ação pedagógica voltada para a prática social das habilidades de leitura e de escrita, que considera a pluralidade e as variações da Língua com a qual os(as) sujeitos(as) têm contato efetivo em seu cotidiano. A base teórica selecionada foi a do Grupo Modernidade/Colonialidade, que considera a realidade de uma educação descolonizada e autônoma, bem como os estudos de Kleiman (2008), sobre letramento, e de Bagno (2007), a respeito do preconceito linguístico e das variações linguísticas. O percurso metodológico foi conduzido pela pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como corpus de análise bibliografias existentes sobre a temática. Nas pesquisas realizadas, percebemos caminhos pedagógicos que objetivam a emancipação dos(as) estudantes, por meio de uma prática de ensino da Língua Portuguesa que considera os conceitos de decolonialidade e de letramento, os quais convergem para o trabalho com a pluralidade e as variações que a Língua possui em sua constituição.

Biografía del autor/a

Gustavo Matheus Moreira de Gonzaga, Instituto Federal de Alagoas

Instituto Federal de Alagoas, Alagoas, Brasil. Discente do Ifal; Orcid.org/0009-0003-7660-9277;

Maria Isabelly Viana de Souza, Instituto Federal de Alagoas


Instituto Federal de Alagoas, Alagoas, Brasil. Discente do Ifal; Orcid.org/0009-0001-0584-7572;

Rose Karlynne Gomes Machado, Instituto Federal de Alagoas

Instituto Federal de Alagoas, Alagoas, Brasil. Discente do Ifal; Orcid.org/0009-0000-1386-9520

Cleide Calheiros da Silva, Instituto Federal de Alagoas

Instituto Federal de Alagoas, Alagoas, Brasil. Profa. Dra. do Ifal; Orcid.org/0000-0001-7713-649X;

Publicado

2023-12-29

Cómo citar

Matheus Moreira de Gonzaga, G. ., Isabelly Viana de Souza, M. ., Karlynne Gomes Machado, R. ., & Calheiros da Silva, C. (2023). LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL: UM OLHAR DECOLONIAL ACERCA DO ENSINO DE LÍNGUA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Geadel, 4(02), 14–30. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7155