DISCUSSÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Resumen
Este artigo se propôs a discutir sobre o Ensino de Língua Portuguesa com base nas concepções e práticas de Alfabetização e Letramento para os anos iniciais do Ensino Fundamental em que se apresenta imprescindível a abordagem dialógica da linguagem. Como referencial teórico para subsidiar as nossas construções, recorremos a autores como Geraldi (1991; 1996); Soares (2020) e Antunes, bem como Solé (1999) e Almeida (2013), os quais nos oferecem possibilidades de olhar para as práticas de ensino e pensar de forma dialógica. De igual modo, recorremos a Bakhtin e o Círculo, com as contribuições sobre a perspectiva dialógica. Quanto aos procedimentos metodológicos, nossa pesquisa se classifica como bibliográfica e documental, haja vista que recorremos tanto a estudos já divulgados quanto a documentos normativos. A revisão de literatura demonstrou que se torna essencial conceber e aderir à perspectiva da alfabetização sob vias do(s) letramentos em abordagem dialógica.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Geadel
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.