ENSINO DE ORALIDADE E CULTURA LATINO-AMERICANA NO CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS DE RIO BRANCO
DOI:
https://doi.org/10.29327/269116.3.4-8Palabras clave:
Ensino; Oralidade; Cultura; Centro de Idiomas.Resumen
O presente estudo delimitou como objetivo descrever uma proposta para o ensino da oralidade em espanhol, utilizando-se de sequências didáticas ministradas no Centro de Estudos de Línguas (CEL) no município de Rio Branco, como uma possibilidade de colaborar com os alunos no desenvolvimento da competência oral da língua, associado ao ensino de culturas latino-americana. Trata-se de um estudo qualitativo, pesquisa-ação, descritivo. Como pressupostos teóricos propomos diálogos entre os estudiosos Moita Lopes (2006), Gargallo (1999), Vygotsky (1989), Canclini (2015) e Hall (2005, 2008). Como resultado, defendemos que além da preocupação com o ensino dos conteúdos sistêmicos da língua espanhola e o domínio da competência oral da língua, a escola também precisa levar em conta a pluralidade cultural das sociedades latino-americanas, buscando desafiar as relações de poder que produzem e preservam as diferenças e os discursos hegemônicos que minimizam as culturas dos diferentes povos latinos.
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