PENSAR, AGIR E VIVER DE MANEIRA EST-É-TICA EM TEMPOS DE INTERREGNO
Grassinete OLIVEIRA, Shelton SOUZA, Gabriela OLIVEIRA-CODINHOTO , Paula Tatiana SILVA-ANTUNES , Maristela DINIZ
Palabras clave:
EDUCAÇÃO. LINGUAGENS. SENTIR-VIVERCitas
ARENDT, Hannah. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007, p. 16-17.
BAUMAN, Zygmunt. MAURO, Ezio. Babel: entre a incerteza e a esperança. Tradução: Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
CESAR, América Lúcia Silva; MAHER, Terezinha Machado. Política linguística e políticas de identidade em contexto indígena: uma introdução. Trab. Ling. Aplic., Campinas, n. (57.3): 1297-1312, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tla/v57n3/0103-1813-tla-57-03-1297.pdf. Acesso: 13 dez. 2020.
CORACINI, Maria José. Entre a modernidade e a pós-modernidade: discurso e ensino. Educação, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 400-411, set.-dez. 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/18148/12448. Acesso em: 18 dez. 2020.
CORACINI, Maria José. Aspectos linguístico-culturais na relação com o outro: construção da identidade de sujeitos em situação de rua. Atas do Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa Simpósio - Língua, discurso, identidade, Università del Salento, 2017, p. 1947-1959. Disponível em: http://siba-ese.unisalento.it/index.php/dvaf/article/view/17944/15295. Acesso: 13 dez. 2020.
DOMENECK, Ricardo. Duas mulheres e a est-É-tica: Hannah Arendt e Clarice Lispector. 2013. Disponível em: http://revistamododeusar.blogspot.com/2013/02/duas-mulheres-e-est-e-tica-hannah.html. Acesso: 21 dez. 2020.
ECO, Umberto. Obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 1991.
GUIDDEN, Anthony. Consequências da Modernidade. São Paulo: Editora da Unesp, 1991.
LISPECTOR, Clarice. A Descoberta do Mundo. Rio de Janeiro. Editora Nova Fronteira. 1984, p.165-166.
PENNYCOOK, A. A linguística aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. In: SIGNORINI, I; CAVALCANTI, M. C. (org.). Linguística aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras, 1998, p. 23-49.
PENNYCOOK, A . Uma linguística aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006, p. 67-84.
SOUZA, Shelton Lima de Souza; KAXINAWÁ, Joaquim Paulo de Lima. (Re)Existência Linguística. In. ALBUQUERQUE, Gerson; PACHECO, Sarraf Agernor. Wakürü: dicionário analítico. Rio Branco: Nepan, 2019. Disponível em: https://posletrasufac.com/2020/02/03/uwakuru-dicionario-analitico/. Acesso: 02/01/2019.
WALSH, Catherine. La Interculturalidad en la educación. Lima: Ministerio de Educación, 2005.
BAUMAN, Zygmunt. MAURO, Ezio. Babel: entre a incerteza e a esperança. Tradução: Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
CESAR, América Lúcia Silva; MAHER, Terezinha Machado. Política linguística e políticas de identidade em contexto indígena: uma introdução. Trab. Ling. Aplic., Campinas, n. (57.3): 1297-1312, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tla/v57n3/0103-1813-tla-57-03-1297.pdf. Acesso: 13 dez. 2020.
CORACINI, Maria José. Entre a modernidade e a pós-modernidade: discurso e ensino. Educação, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 400-411, set.-dez. 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/18148/12448. Acesso em: 18 dez. 2020.
CORACINI, Maria José. Aspectos linguístico-culturais na relação com o outro: construção da identidade de sujeitos em situação de rua. Atas do Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa Simpósio - Língua, discurso, identidade, Università del Salento, 2017, p. 1947-1959. Disponível em: http://siba-ese.unisalento.it/index.php/dvaf/article/view/17944/15295. Acesso: 13 dez. 2020.
DOMENECK, Ricardo. Duas mulheres e a est-É-tica: Hannah Arendt e Clarice Lispector. 2013. Disponível em: http://revistamododeusar.blogspot.com/2013/02/duas-mulheres-e-est-e-tica-hannah.html. Acesso: 21 dez. 2020.
ECO, Umberto. Obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 1991.
GUIDDEN, Anthony. Consequências da Modernidade. São Paulo: Editora da Unesp, 1991.
LISPECTOR, Clarice. A Descoberta do Mundo. Rio de Janeiro. Editora Nova Fronteira. 1984, p.165-166.
PENNYCOOK, A. A linguística aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. In: SIGNORINI, I; CAVALCANTI, M. C. (org.). Linguística aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras, 1998, p. 23-49.
PENNYCOOK, A . Uma linguística aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006, p. 67-84.
SOUZA, Shelton Lima de Souza; KAXINAWÁ, Joaquim Paulo de Lima. (Re)Existência Linguística. In. ALBUQUERQUE, Gerson; PACHECO, Sarraf Agernor. Wakürü: dicionário analítico. Rio Branco: Nepan, 2019. Disponível em: https://posletrasufac.com/2020/02/03/uwakuru-dicionario-analitico/. Acesso: 02/01/2019.
WALSH, Catherine. La Interculturalidad en la educación. Lima: Ministerio de Educación, 2005.
Descargas
Publicado
2020-12-29
Cómo citar
OLIVEIRA, G. C. de . A., OLIVEIRA-CODINHOTO , G. M. ., Silva-Antunes, P. T. ., SOUZA , S. L. de S. ., & DINIZ , M. A. de S. D. . (2020). PENSAR, AGIR E VIVER DE MANEIRA EST-É-TICA EM TEMPOS DE INTERREGNO: Grassinete OLIVEIRA, Shelton SOUZA, Gabriela OLIVEIRA-CODINHOTO , Paula Tatiana SILVA-ANTUNES , Maristela DINIZ. Revista Geadel, 1(02), 1–6. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/4559
Número
Sección
Apresentação
Licencia
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.