LÍNGUA(GENS) EM TEMPOS DE PANDEMIA: O FAZER-SE OUVIR “APESAR DE”
EDITORIAL
Palabras clave:
LINGUAGEM. EDUCAÇÃO. ARTIGOSCitas
AMOSSY, R. (org.). In: ______. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. Trad. Dilson Ferreira da Cruz, Fabiana Komesu e Sírio Possenti. São Paulo: Contexto, 2005. p. 9-28.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
______ (VOLOCHÍNOV, V. N.). Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara F. Vieira. São Paulo: Hucitec, 2004.
______. Os gêneros do discurso. Paulo Bezerra (Organização, Tradução, Posfácio e Notas). Notas da edição russa: Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, [1952-1953] 2016.
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
______. Babel – Entre a incerteza e a Esperança. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
______; LEONCINI, T. Nascidos em Tempos Líquidos: transformações no terceiro milênio. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CASTELLS, M. Comunidades virtuais ou sociedade de rede? In: A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. p.98-113.
CORACINI, M.J. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade (línguas materna e estrangeira), plurilinguismo e tradução. Campinas: Mercado de Letras, 2007.
ENGESTRÖM, Y.; SANINO, A. Discursive manifestations of contradictions in organizational changes efforts. A methodological framework. Journal of Organizational Change Management, v. 24, n.3, 2011, p. 368-87.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Trad. rev. técnica Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, [1992] 2001.
FERREIRA, A. J. Formação de professores raça/etnia: reflexões e sugestões de materiais de ensino em português e inglês. Cascavel: Assoeste, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, [1996] 2002.
FREITAS, A. L. S. Pedagogia do inédito-viável: contribuições de Paulo Freire para fortale- cer o potencial emancipatório das relações ensinar-aprender-pesquisar. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: DESA- FIOS À SOCIEDADE MULTICULTURAL, 5., 2005, Recife. Anais eletrônicos. Recife: Centro Paulo Freire de Estudos e Pesquisas, 2005. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1821773/mod_folder/content/0/Leitura%20complementar/Pedagogia%20do%20in%C3%A9dito%20vi%C3%A1vel%20-%20Ana%20Freitas.PDF?forcedownload=1. Acesso em: 26.06.2020.
GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.
GOMEZ, M. V. Concepções de rede. In: ______. Educação em rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2004, p.27-56.
HARASIM, L. et al. Redes de aprendizagem: um guia para ensino e aprendizagem on-line. São Paulo: Editora Senac, 2005.
KADUSHIN, C. Understanding social networks: theories, concepts, and findings. New York: Oxford University Press, 2012.
MAINGUENEAU, D. A propósito do ethos. In: MOTTA, A. R.; SALGADO, L. (orgs.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008, p. 11-29.
______. Retorno crítico à noção de ethos. In: Letras de Hoje, v. 53, n. 3, p. 321-330, jul.-set. 2018.
MAGALHÃES, M. C. C. Pesquisa Crítica de Colaboração: Escolhas epistemo-metodológicas na organização e condução de pesquisas de intervenção no contexto escolar. In: MAGALHÃES, M. C. C.; FIDALGO, S. S. (Org.). Questões de método e de linguagem na formação docente. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2011, p. 13-40.
_________. Vygotsky e a pesquisa de intervenção no contexto escolar: a pesquisa crítica de colaboração- PCCOL. In: LIBERALI, F. C.; MATEUS, E.; DAMIANOVIC, M. C. A. Teoria da atividade sócio-histórico-cultural e a escola: recriando realidades sociais. Campinas, SP: Pontes, 2012, p.13-26.
_________. Escolhas teórico-metodológicas em pesquisas como formação de professores: as relações colaborativo-críticas na constituição de educadores. In: MATEUS, E. (Org.). Estudos críticos da linguagem e formação de professores/as de língua: contribuições teórico-metodológicas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014, p. 17-47.
________; OLIVEIRA, W. Vygotsky e Bakhtin/ Volochinov: dialogia e alteridade. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. n 5, p. 103-115, 2011.
MARX, K. ENGELS, F. A ideologia Alemã. Trad. Marcelo Backes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, [1845-1846] 2007.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Tradução Eliane Lisboa. 5ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MUNANGA, K. Arte afro-brasileira: o que é, afinal? In: Associação 500 anos Brasil artes visuais. Mostra do redescobrimento. Arte afro-brasileira. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo. p. 98-111, 2000.
_______. (1999) (Org.) Superando o Racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
NININ, M. O. G. Da pergunta como ato monológico avaliativo à pergunta como espaço para expansão dialógica. Uma investigação à luz da linguística aplicada sobre modos de perguntar. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.
SÃO PAULO (Município). Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o ensino fundamental: ciclo II: língua inglesa. São Paulo: SME / DOT, 2007.
SANTOS, B. de S. A cruel pedagogia do vírus. Editora: Almedina S. A. Coimbra: Portugal, 2020.
VYGOTSKY, L. S. The collected works of L. S. Vygotsky. Vol. 1. New York: Plenum, 1987.
______. Pensamento e linguagem. Trad. Jefferson Luiz Camargo. 3a ed. São Paulo: Martins Fontes, [1934] 2005.
_______. Internalização das Funções Superiores. In: COLE, Michael.; JOHN-STEINER, Vera.; SCRIBNER, Sylvia.; SOUBERMAN, Ellen. Formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 51-58.
______. Interação entre aprendizado e desenvolvimento. In: COLE, Michael.; JOHN-STEINER, Vera.; SCRIBNER, Sylvia.; SOUBERMAN, Ellen. Formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 87-105.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, [1929] 2017.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
______ (VOLOCHÍNOV, V. N.). Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara F. Vieira. São Paulo: Hucitec, 2004.
______. Os gêneros do discurso. Paulo Bezerra (Organização, Tradução, Posfácio e Notas). Notas da edição russa: Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, [1952-1953] 2016.
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
______. Babel – Entre a incerteza e a Esperança. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
______; LEONCINI, T. Nascidos em Tempos Líquidos: transformações no terceiro milênio. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CASTELLS, M. Comunidades virtuais ou sociedade de rede? In: A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. p.98-113.
CORACINI, M.J. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade (línguas materna e estrangeira), plurilinguismo e tradução. Campinas: Mercado de Letras, 2007.
ENGESTRÖM, Y.; SANINO, A. Discursive manifestations of contradictions in organizational changes efforts. A methodological framework. Journal of Organizational Change Management, v. 24, n.3, 2011, p. 368-87.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Trad. rev. técnica Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, [1992] 2001.
FERREIRA, A. J. Formação de professores raça/etnia: reflexões e sugestões de materiais de ensino em português e inglês. Cascavel: Assoeste, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, [1996] 2002.
FREITAS, A. L. S. Pedagogia do inédito-viável: contribuições de Paulo Freire para fortale- cer o potencial emancipatório das relações ensinar-aprender-pesquisar. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: DESA- FIOS À SOCIEDADE MULTICULTURAL, 5., 2005, Recife. Anais eletrônicos. Recife: Centro Paulo Freire de Estudos e Pesquisas, 2005. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1821773/mod_folder/content/0/Leitura%20complementar/Pedagogia%20do%20in%C3%A9dito%20vi%C3%A1vel%20-%20Ana%20Freitas.PDF?forcedownload=1. Acesso em: 26.06.2020.
GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.
GOMEZ, M. V. Concepções de rede. In: ______. Educação em rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2004, p.27-56.
HARASIM, L. et al. Redes de aprendizagem: um guia para ensino e aprendizagem on-line. São Paulo: Editora Senac, 2005.
KADUSHIN, C. Understanding social networks: theories, concepts, and findings. New York: Oxford University Press, 2012.
MAINGUENEAU, D. A propósito do ethos. In: MOTTA, A. R.; SALGADO, L. (orgs.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008, p. 11-29.
______. Retorno crítico à noção de ethos. In: Letras de Hoje, v. 53, n. 3, p. 321-330, jul.-set. 2018.
MAGALHÃES, M. C. C. Pesquisa Crítica de Colaboração: Escolhas epistemo-metodológicas na organização e condução de pesquisas de intervenção no contexto escolar. In: MAGALHÃES, M. C. C.; FIDALGO, S. S. (Org.). Questões de método e de linguagem na formação docente. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2011, p. 13-40.
_________. Vygotsky e a pesquisa de intervenção no contexto escolar: a pesquisa crítica de colaboração- PCCOL. In: LIBERALI, F. C.; MATEUS, E.; DAMIANOVIC, M. C. A. Teoria da atividade sócio-histórico-cultural e a escola: recriando realidades sociais. Campinas, SP: Pontes, 2012, p.13-26.
_________. Escolhas teórico-metodológicas em pesquisas como formação de professores: as relações colaborativo-críticas na constituição de educadores. In: MATEUS, E. (Org.). Estudos críticos da linguagem e formação de professores/as de língua: contribuições teórico-metodológicas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014, p. 17-47.
________; OLIVEIRA, W. Vygotsky e Bakhtin/ Volochinov: dialogia e alteridade. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. n 5, p. 103-115, 2011.
MARX, K. ENGELS, F. A ideologia Alemã. Trad. Marcelo Backes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, [1845-1846] 2007.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Tradução Eliane Lisboa. 5ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MUNANGA, K. Arte afro-brasileira: o que é, afinal? In: Associação 500 anos Brasil artes visuais. Mostra do redescobrimento. Arte afro-brasileira. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo. p. 98-111, 2000.
_______. (1999) (Org.) Superando o Racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
NININ, M. O. G. Da pergunta como ato monológico avaliativo à pergunta como espaço para expansão dialógica. Uma investigação à luz da linguística aplicada sobre modos de perguntar. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.
SÃO PAULO (Município). Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o ensino fundamental: ciclo II: língua inglesa. São Paulo: SME / DOT, 2007.
SANTOS, B. de S. A cruel pedagogia do vírus. Editora: Almedina S. A. Coimbra: Portugal, 2020.
VYGOTSKY, L. S. The collected works of L. S. Vygotsky. Vol. 1. New York: Plenum, 1987.
______. Pensamento e linguagem. Trad. Jefferson Luiz Camargo. 3a ed. São Paulo: Martins Fontes, [1934] 2005.
_______. Internalização das Funções Superiores. In: COLE, Michael.; JOHN-STEINER, Vera.; SCRIBNER, Sylvia.; SOUBERMAN, Ellen. Formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 51-58.
______. Interação entre aprendizado e desenvolvimento. In: COLE, Michael.; JOHN-STEINER, Vera.; SCRIBNER, Sylvia.; SOUBERMAN, Ellen. Formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 87-105.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, [1929] 2017.
Descargas
Publicado
2020-07-17
Cómo citar
OLIVEIRA, G. C. . de A., SILVA-ANTUNES, P. T., SOUZA, S. ., OLIVEIRA-CODINHOTO, G., SANTOS, A. S. ., & DINIZ, M. A. de S. . . (2020). LÍNGUA(GENS) EM TEMPOS DE PANDEMIA: O FAZER-SE OUVIR “APESAR DE”: EDITORIAL. Revista Geadel, 1(1), 7–15. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/4086
Número
Sección
Editorial
Licencia
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.