ETHÉ EM DIÁLOGOS NO RAP “EU COMPRO”

Autores/as

Palabras clave:

Ethos; Rap; Relações sociais.

Resumen

Neste artigo, a nossa discussão se centrará na construção de ethé no rap “Eu compro”, do grupo Racionais MC’s. Para tal, utilizamos, como escopo teórico e metodológico, os estudos de Maingueneau (2004, 2005, 2008, 2018) e de Amossy (2005). O rap narra situações que permeiam as relações sociais e, como o próprio título sinaliza, na primeira pessoa do discurso, indica a aquisição de algo por meio de dinheiro. Ao longo da análise se observará que a desigualdade social é marcante, com realce para o consumo, principalmente de bens de alto custo  Assim, os  ethé que poderão ser observados assumem, em vários momentos, uma perspectiva de homem franco, encorajador e denunciante, quando, nos dois primeiros casos, deseja ter melhores condições financeiras e usufruir dos bens e serviços da classe dos mais abastados, ao mesmo tempo em que mostra o racismo estrutural, que ainda existe em nossa sociedade, quando parece não poder ter o direito de ocupar espaços de consumo, por exemplo.

Biografía del autor/a

Tatiana MOREIRA, Instituto Federal do Espírito Santo

Professora do Instituto Federal do Espírito Santo.

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do São Carlos (UFSCar), com estágio doutoral na Universidade de Coimbra (POR).

André de AGUIAR, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

Professor do Instituto Federal do Espírito Santo.

Doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na Pontifícia Católica de São Paulo (PUC-SP).

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Citas

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Publicado

2020-07-17

Cómo citar

MOREIRA, T., & AGUIAR, A. de. (2020). ETHÉ EM DIÁLOGOS NO RAP “EU COMPRO”. Revista Geadel, 1(1), 28–39. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/3878