CONFLITOS COMO FONTE DE DESENVOLVIMENTO: ANÁLISE DE UM PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE INGLÊS
Palabras clave:
conflitos; ressignificações; material didático; inglêsResumen
Este artigo tem como objetivo principal realizar discussões teóricas e apontar, por meio de análise de dados, como conflitos (percebidos por meio de discordâncias, opiniões divergentes, contrastes de conceitos), em um processo interacional para elaboração de material didático para ensino de inglês, podem servir como fonte de desenvolvimento cognitivo. O contexto apresenta um professor-pesquisador e sua orientadora de mestrado em uma sessão de orientação. Este é um recorte de uma Pesquisa-Ação Colaborativa que se mostra pertinente para a compreensão do tema central deste artigo, pois, por meio da análise de dados, é possível notar como conflitos conceituais sobre leitura e linguagem surgem em meio a discussões dos participantes, resultando em ressignificações. Os pilares teóricos desta investigação se encontram em Bakhtin (1953/1997, 1929/2004), Vygotsky (1930-34/2007, 1987); e em documentos oficiais como os PCN-LE (BRASIL, 1998) e as Orientações Curriculares para Ensino da Língua Inglesa (SÃO PAULO, 2007).
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