EDUCAÇÃO EM VERTIGEM
CENÁRIO DE LUTAS E (RE)EXISTÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.29327/269116.3.5-1Keywords:
EducaçãoReferences
EVARISTO, Conceição. A escrevivência e seus subtextos. In: DUARTE, C. L; NUNES, I. R. (Org.). Escrevivência: a escrita de nós Reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020, p. 26-47.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Trad. de Izabel Magalhães. Brasília: Editora da UnB, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 46 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A gênese das teses do Escola sem Partido: esfinge e ovo da serpente que ameaçam a sociedade e a educação. In: FRIGOTTO, G. (Org.). Escola “sem” partido: Esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: LPP/UERJ. 2017, p. 17-34.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Trad. Cynthia Farina. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
OLIVEIRA, Grassinete C. de Albuquerque; SILVA-ANTUNES, Paula Tatiana da. As balbúrdias nas universidades públicas: entre a educação-resistência e a (des)educação dos ministros da educação do Brasil. In: TANZI NETO, A. (Org.). Linguística aplicada de resistência: transgressões, discursos e política. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021, p. 177-204.
RAMOS, Marise Nogueira. Escola sem Partido: a criminalização do trabalho pedagógico. In: FRIGOTTO, G. (Org.) Escola “sem” partido: Esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: LPP/UERJ. 2017, p. 75-86.
SOUZA, João José Veras. Seringalidade: o estado da colonialidade na amazônia e os condenados da floresta. Manaus: Valer, 2017.
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. A base nacional comum curricular: implicações para a formação de professores/as de línguas(gens). In: MATEUS, E.; TONELLI, J. R. A. (Orgs.). Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas. São Paulo: Blucher, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Academic Journal Geadel
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.