FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA

Authors

  • Jucileide Souza da Silva Universidade Federal do Acre
  • José Cabral Mendes Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.29327/269116.3.5-7

Keywords:

Práticas Docentes; Ensino de Espanhol; Reflexões

Abstract

Este estudo tem como objetivo fazer um relato de experiência no ensino de língua espanhola como parte do estágio supervisionado IV realizado na escola João Calvino no município de Rio Branco. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pesquisa-ação, descritiva. Como pressupostos teóricos propomos diálogos com os estudiosos Pimenta e Lima (2017), Bakhtin (2006 [1979]), Gargallo (1999) e Deuschle (2009). Conclui-se que a aplicabilidade da teoria e prática, por meio do estágio supervisionado, nos fez refletir sobre as nossas futuras atuações como docente de línguas, além de avaliar e questionar como poderia aplicar novas abordagens combatendo obstáculos que interferem de maneira significativa no sucesso e no fracasso do aluno ao aprender a língua espanhola e, ainda, perceber o quanto o trabalho docente tem uma grande relevância na vida do alunado, quando o profissional entende a sua relevância social ao formar sujeitos para atuar, de forma política, crítica e participativa, na comunidade onde vive.

Author Biography

José Cabral Mendes, Universidade Federal do Acre

Doutor em Linguística Aplicada pelo Programa interdisciplinar de Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Mestre em Letras: linguagem e identidade pela Universidade Federal do Acre - UFAC, com trabalho relacionado à literatura comparada, intitulado: De pícaros e picardias: a máscara de "Lazarillo" na Amazônia de Galvez. Graduado em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal do Acre - UFAC

References

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006 [1979].

DEUSCHLE, Maristela Sell Claudino. O uso dos gêneros textuais no ensino de língua inglesa. 2009. 232 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2009. Pág 20-35.

IBARRA, Andreina. Deportes: Una pasión que une a los pueblos latinoamericanos. Higher Learning. Enero de 2022. Disponível em: <https://vhlblog.vistahigherlearning.com/deportes-una-pasion-que-une-a-los-pueblos-latinoamericanos.html#:~:text=Ahora%20bien%2C%20no%20hay%20duda,millones%20de%20seguidores%20en%20Latinoam%C3%A9rica>. Acesso em: Setembro de 2022.

GARGALLO, Santos Isabel. Lingüística Aplicada a la Enseñanza-Aprendizaje del Español como Lengua Extranjera. Madrid: Arco, 1999

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e Docência. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2017.

Profe de Ele. Vocabulario de los deportes en español. Blog. 2013. Disponível em: <https://www.profedeele.es/actividad/los-deportes/>. Acesso em: setembro de 2022.

Published

2022-12-29

How to Cite

Souza da Silva, J., & Cabral Mendes, J. (2022). FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA. Academic Journal Geadel, 3(05), 73–86. https://doi.org/10.29327/269116.3.5-7