TRADIÇÕES DISCURSIVAS E FRASEOLOGIA

MUDANÇA E PERMANÊNCIA DAS COLOCAÇÕES EM RECLAMES PUBLICITÁRIOS

Authors

Keywords:

Tradições Discursivas; Fraseologia; Colocações; Mudança Linguística.

Abstract

This paper aims at making a correlation between Discourse Traditions and Phraseology, based on the observation of collocations formed by the noun “preço”. In order to do so, a corpus of magazines and newspapers published at the end of  XIX and the beginning of the XX century was compiled. We will argue, with the help of online reference corpora, that collocations are Discourse Traditions since they are conventionalized linguistic repetitions fixed by the community use. Besides, they are socially and historically determined and evoked in a socio-communicative context, being subject to change and persistency in time.

Author Biography

Jean Michel Pimentel Rocha, UNESP

É graduado em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2014), Mestre em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UNESP/IBILCE (2017). Atualmente é doutorando pela mesma instituição. Realizou, entre outubro de 2019 e março de 2020, estágio de doutorado sanduíche na University of East Anglia (Norwich, Reino Unido), no âmbito do programa Capes/PrInt. Desenvolve pesquisas na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, em trabalhos que envolvem Linguística de Corpus, Fraseologia (fraseologismos metafóricos, colocações, colocações especializadas e estendidas) e Ensino de Inglês como LE. Em 2017, atuou, na UNESP/Ibilce, como docente de Fundamentos de Linguística (Estágio Supervisionado em Docência, no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários - DELL), no curso de Licenciatura em Letras. 

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Published

2020-12-29

How to Cite

Pimentel Rocha, J. M. (2020). TRADIÇÕES DISCURSIVAS E FRASEOLOGIA: MUDANÇA E PERMANÊNCIA DAS COLOCAÇÕES EM RECLAMES PUBLICITÁRIOS. Academic Journal Geadel, 1(02), 66–90. Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/4299