FORMAÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA POR MEIO DO PIBID ESPANHOL NO COLÉGIO JORNALISTA ARMANDO NOGUEIRA EM RIO BRANCO - ACRE
Resumo
Objetivamos com este artigo, apresentar propostas de ensino por meio de projetos que desenvolvam a autonomia dos estudantes, abordando temas como educação ambiental, sustentabilidade e diversidade cultural. Trata-se de uma abordagem qualitativa e pesquisa-ação, realizada por meio de projetos que envolveram turmas do Ensino Médio e enfatizaram a autonomia dos estudantes a partir das temáticas estudadas. Além de descrever as etapas de planejamento, execução e avaliação dos projetos, a apresentação destaca o papel das disciplinas eletivas – componentes curriculares que enriquecem o aprendizado regular, como a eletiva “Para además de tus ojos”, que busca conectar o conteúdo do espanhol com o cotidiano dos alunos. Como aportes teóricos norteadores, nos balizamos na BNCC (2017), no Currículo de Referência Único do Acre (2018) e Vygotsky (1989). Como alguns resultados destacamos maior interesse e participação dos alunos nas aulas, resultado da abordagem interdisciplinar e à flexibilidade pedagógica na Escola Jornalista Armando Nogueira (Cean), em Rio Branco (AC), que atuou focando nas atividades e projetos de conscientização ambiental e diversidade cultural, na esteira dos Projetos “Consciência Negra” e “Cean Consciente”, atividades realizadas por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que possibilitou aos bolsistas e futuros professores de espanhol desenvolverem projetos educacionais relevantes que fazem parte do cotidiano dos alunos da rede pública participantes que são atendidos pelo Pibid.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Geadel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.