CARTUM

UM ALIADO NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA CRÍTICA

Autores

  • Jorge Eduardo Magalhães de Mendonça UFRJ

Resumo

Este artigo tem o objetivo de fazer uma breve análise acerca da utilização do cartum como um instrumento do processo ensino-aprendizagem e do incentivo à leitura, dentro de sua forma de comunicação nas linguagens verbal e não-verbal, inserido no contexto de entendimento de mundo. Dentro desta proposta, enfatizaremos a aplicação do cartum como instrumento no desenvolvimento do letramento literário que, com recursos textuais e imagéticos auxiliam na formação de leitores críticos. De acordo com a sistematização do letramento literário proposto por Rildo Cosson (2019), aliado ao contexto imagético contido no cartum, conforme propõe Alex Caldas Simões (2012), também será enfatizado a importância do cartum neste processo.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Magalhães de Mendonça, J. E. (2024). CARTUM: UM ALIADO NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA CRÍTICA. Revista Geadel, 5(2), 55–64. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/8203