A TERRA DOS “BRABOS”

EMPATES E DESEMPATES IDENTITÁRIO CULTURAIS NOS RECANTOS DO AQUIRI NA LETRA DA MÚSICA RIMADEIRA

Autores

  • Saide Feitosa da Silva Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.29327/269116.4.1-9

Palavras-chave:

Keywords: Culture; Identity; History; Acre

Resumo

Este artigo tem como objetivo estudar um dos traços da cultura e da identidade acreana, concernente ao homem da floresta, conhecidos como seringueiros, a partir da letra da música Rimadeira de Álamo Kário. Por meio das  imagens presentes na canção, podemos, através de uma abordagem bakhtiniana do discurso, analisar algumas ideologias que podem refratar uma das facetas da cultura, da identidade, como também alguns elementos paisagísticos que se tornaram pontos de referência da cultura acreana e que podem nos servir de subsídios para a compreensão de um dos traços historiográficos de um povo que lutou contra bolivianos por essa parte do solo amazônico e que ainda empenha-se para ter seu lugar reconhecido na história do povoamento, construção e desenvolvimento do estado que lutou para ser brasileiro.

Biografia do Autor

Saide Feitosa da Silva, Universidade Federal do Acre

Adjunct Professor at the Center for Education, Letters and Arts (CELA) in Federal University of Acre (UFAC). PhD in Applied Linguistics in Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

2023-08-09

Como Citar

Feitosa da Silva, S. (2023). A TERRA DOS “BRABOS”: EMPATES E DESEMPATES IDENTITÁRIO CULTURAIS NOS RECANTOS DO AQUIRI NA LETRA DA MÚSICA RIMADEIRA. Revista Geadel, 4(01), 108–128. https://doi.org/10.29327/269116.4.1-9