TIRA EM QUADRINHOS NA PERSPECTIVA DIALÓGICA

UMA ABORDAGEM DISCURSIVA

Autores

  • Ana Elizabeth Lira da Costa Pereira Universidade Estadual da Paraíba
  • Rômulo Dantas de Sousa UNIFIP
  • Wilder Kleber Fernandes de Santana Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.29327/269116.4.1-6

Palavras-chave:

Abordagem dialógica; Gênero; Tira em quadrinhos.

Resumo

RESUMO

Para Elaboração desse estudo, fomos impulsionados à seguinte questão de pesquisa: De que forma o gênero Tira em quadrinhos pode ser trabalhado em turmas do Ensino Médio tendo como parâmetro a abordagem dialógica? Nossa hipótese é que a abordagem dialógica pode conferir ao gênero Tira em quadrinhos a possibilidade de ser trabalhado de forma dinâmica e estratégica, tendo em vista que oferece aos leitores e analistas uma multiplicidade de maneiras de trabalhar. Nesse sentido, seguindo o parâmetro das dimensões do gênero desenvolvidas por Bakhtin no ensaio Gêneros do discurso (2006), não serão identificados apenas elementos isolados, mas o conteúdo, a forma composicional e o estilo em conjunto. O objetivo Geral de nossa proposta é apresentar uma proposta metodológica de como se analisar o gênero Tira em quadrinhos em abordagem dialógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Elizabeth Lira da Costa Pereira, Universidade Estadual da Paraíba

Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Portuguesa (UEPB); Especialista em Educalção, Desenvolvimento e Políticas Públicas; Mestre em Letras (Profletras - UEPB)

Rômulo Dantas de Sousa, UNIFIP

Graduando em Direito na UNIFIP (Universidades Integradas de Patos), com experiência em Introdução ao estudo do Direito e Socioantropologia. Atualmente desenvolve trabalhos técnicos na área de Linguagem e Direito, tendo integrado a Comissão Científica da coletânea EDUCAÇÃO E LINGUAGENS MÚLTIPLAS: da educação à era digital (Vol. 1 e 2), 2023. Possui formação complementar em História da Filosofia, Filosofia Antiga, Latim I e Psicologia Filosófica pela Faculdade Católica de Fortaleza.

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Universidade Federal da Paraíba

​Doutor e Mestre em Linguística (Proling - UFPB) Mestre em Teologia (Faculdade Teológica Nacional) Membro do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação (GPLEI/UFPB/CNPQ).  Membro do Grupo de Pesquisa em Linguagens, Tecnologias e Políticas Públicas (GPLTTP/UERGS/CNPQ)  

Referências

ALMEIDA, Maria de Fátima. Linguagem e Leitura: movimentos discursivos do leitor na construção do sentido do texto na sala de aula de 5ª série. Tese (Doutorado em Letras e Linguística). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, 2004.

ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola editorial, 2007.

BAKHTIN, Mikhail M. Para uma filosofia do ato responsável. 1ª. ed. Holquist, 1993.

BAKHTIN, Mikhail M. Estética da Criação Verbal. [tradução feita a partir do russo; tradução Paulo Bezerra]. 5ª.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução, posfácio e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, 2013b [1934].

BAKHTIN, Mikhail M. Teoria do romance I: a estilística. Trad./prefácio Paulo Bezerra. São Paulo: Contexto, 2015.

BRAIT, Beth. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin – outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006, p. 9-32.

FRANCELINO, Pedro Farias (Org). Teoria dialógica do discurso: exercícios de reflexão e de análise. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 4a ed. Rio de Janeiro: Record, 1997.

LEAL, José Luciano Marculino; SANTANA, Wilder Kleber Fernandes; FRANCELINO, Pedro Farias. O Sermão da Montanha em perspectiva dialógica. Diálogo das Letras, v. 9, 2020, p. 1-20.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Editora Atlas, 1992. 4a ed.

MEDVIÉDEV, Pável. A linguagem poética como objeto da poética. In: O método formal nos estudos literários: Introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2016 [1928]. p. 131-163.

RENFREW, Alastair. Mikhail Bakhtin. Tradução de Marcos Marcionillo. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2017.

SANTANA, Wilder Kleber Fernandes de. Da linguística estrutural à linguística da enunciação: um percurso histórico-ideológico. In: SANTANA, Wilder Kleber Fernandes de. Relações linguísticas e axio(dia)lógicas: sobre linguagem e enunciação. João Pessoa: Ideia, 2019.

SANTANA, Wilder Kleber Fernandes de; MIOTELLO, Valdemir. O dialogismo como potencial teórico-metodológico ao ensino (de literatura): no horizonte de Bakhtin e o Círculo. Revista Educação e Linguagens, v. 9, n. 16, p. 53-69, 2020.

VIEIRA, Francisco Eduardo. Gramáticas brasileiras contemporâneas do português: linhas de continuidade e movimentos de ruptura com o paradigma tradicional de gramatização. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, CAC. Letras, 2015.

VOLOCHÍNOV, V. N. (círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem - Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo – Ensaio introdutório de Sheila Grillo. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2017.

Downloads

Publicado

2023-08-09

Como Citar

Lira da Costa Pereira, A. E. ., Dantas de Sousa, R. ., & Fernandes de Santana, W. K. (2023). TIRA EM QUADRINHOS NA PERSPECTIVA DIALÓGICA: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA. Revista Geadel, 4(01), 62–73. https://doi.org/10.29327/269116.4.1-6