LINGUAGEM MUSICAL
O USO DE APLICATIVOS PARA O ENSINO DE VIOLÃO NA ORQUESTRA DE CÂMARA DE VIOLÕES DO IFAC
DOI:
https://doi.org/10.29327/269116.3.5-8Palavras-chave:
Ensino de violão; WhatsApp; Recurso Didático; IFAC.Resumo
O presente artigo tem por finalidade apresentar potencialidades, perigos e construções possíveis por meio do uso do aplicativo WhatsApp no ensino do violão erudito. Trata-se de um estudo qualitativo, pesquisa-ação, descritiva, sobre o projeto Orquestra de Câmara de Violões do IFAC realizado entre os anos 2017 a 2019, oportunidade em que foram realizadas por meio de aulas presenciais e on-line, fazendo uso dos recursos disponíveis pelo aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas. Como aportes teóricos, nos ancoramos nos estudos de Tavares (2018), Syed (2012), Hall (2006) e Bauman (2010). Como resultados, destacamos a realização de 38 apresentações entre os anos de 2017 a 2019, feitas pelos alunos participantes do projeto, um repertório expressivo que contou com peças do repertório violonístico erudito e popular.
Referências
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