FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA

Autores

  • Jucileide Souza da Silva Universidade Federal do Acre
  • José Cabral Mendes Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.29327/269116.3.5-7

Palavras-chave:

Práticas Docentes; Ensino de Espanhol; Reflexões

Resumo

Este estudo tem como objetivo fazer um relato de experiência no ensino de língua espanhola como parte do estágio supervisionado IV realizado na escola João Calvino no município de Rio Branco. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pesquisa-ação, descritiva. Como pressupostos teóricos propomos diálogos com os estudiosos Pimenta e Lima (2017), Bakhtin (2006 [1979]), Gargallo (1999) e Deuschle (2009). Conclui-se que a aplicabilidade da teoria e prática, por meio do estágio supervisionado, nos fez refletir sobre as nossas futuras atuações como docente de línguas, além de avaliar e questionar como poderia aplicar novas abordagens combatendo obstáculos que interferem de maneira significativa no sucesso e no fracasso do aluno ao aprender a língua espanhola e, ainda, perceber o quanto o trabalho docente tem uma grande relevância na vida do alunado, quando o profissional entende a sua relevância social ao formar sujeitos para atuar, de forma política, crítica e participativa, na comunidade onde vive.

Biografia do Autor

José Cabral Mendes, Universidade Federal do Acre

Doutor em Linguística Aplicada pelo Programa interdisciplinar de Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Mestre em Letras: linguagem e identidade pela Universidade Federal do Acre - UFAC, com trabalho relacionado à literatura comparada, intitulado: De pícaros e picardias: a máscara de "Lazarillo" na Amazônia de Galvez. Graduado em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal do Acre - UFAC

Referências

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

Souza da Silva, J., & Cabral Mendes, J. (2022). FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA. Revista Geadel, 3(05), 73–86. https://doi.org/10.29327/269116.3.5-7