A Construção de personagens de conto de mistério no ensino fundamental: semiolinguística e aprendizagem colaborativa
DOI:
https://doi.org/10.29327/269116.2.3-7Palavras-chave:
Contos de mistério, Personagens contemporâneos, Papéis actanciais, Análise semiolinguísticaResumo
Este artigo reflete sobre a importância da construção de personagens contemporâneos em contos de mistério para o letramento literário de alunos do Ensino Fundamental. Para a investigação, realizou-se uma mediação didática, base desta pesquisa, desenvolvida em uma escola do interior do Rio de Janeiro. Associa-se uma teoria linguístico-semiótica, a Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2016), à abordagem de aprendizagem colaborativa (BEHRENS, 2013), que defende um pensamento em interconexão por meio de recursos virtuais. Para a referida mediação, o recurso utilizado foi o aplicativo de mensagens WhatsApp. Além disso, o trabalho teve o apoio metodológico da Pesquisa-ação (THIOLLENT, 1988). Parte-se da hipótese de que os papéis actanciais, mais do que a qualificação e nomeação, são fundamentais para caracterizar os personagens contemporâneos dos contos de mistérios produzidos pelos alunos. Os resultados confirmaram essa suposição, pois mostraram que é pela ação que os personagens se revelam.
Palavras-Chave: Contos de mistério; Personagens contemporâneos; Papéis actanciais; Análise
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