A Construção de personagens de conto de mistério no ensino fundamental: semiolinguística e aprendizagem colaborativa

Autores

  • Isabela Pereira Dias ESPERANÇA Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro
  • Angela Marina Bravin dos SANTOS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro/IFRJ
  • Adriano SANTOS INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.29327/269116.2.3-7

Palavras-chave:

Contos de mistério, Personagens contemporâneos, Papéis actanciais, Análise semiolinguística

Resumo

Este artigo reflete sobre a importância da construção de personagens contemporâneos em contos de mistério para o letramento literário de alunos do Ensino Fundamental. Para a investigação, realizou-se uma mediação didática, base desta pesquisa, desenvolvida em uma escola do interior do Rio de Janeiro. Associa-se uma teoria linguístico-semiótica, a Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2016), à abordagem de aprendizagem colaborativa (BEHRENS, 2013), que defende um pensamento em interconexão por meio de recursos virtuais. Para a referida mediação, o recurso utilizado foi o aplicativo de mensagens WhatsApp. Além disso, o trabalho teve o apoio metodológico da Pesquisa-ação (THIOLLENT, 1988). Parte-se da hipótese de que os papéis actanciais, mais do que a qualificação e nomeação, são fundamentais para caracterizar os personagens contemporâneos dos contos de mistérios produzidos pelos alunos. Os resultados confirmaram essa suposição, pois mostraram que é pela ação que os personagens se revelam.  

Palavras-Chave: Contos de mistério; Personagens contemporâneos; Papéis actanciais; Análise

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

ESPERANÇA, I. P. D. ., SANTOS, A. M. B. dos ., & SANTOS, A. O. (2021). A Construção de personagens de conto de mistério no ensino fundamental: semiolinguística e aprendizagem colaborativa : . Revista Geadel, 2(03), 82–100. https://doi.org/10.29327/269116.2.3-7