Uma releitura da Carta de Caminha

Autores

  • João José Alves Dias Universidade Nova de Lisboa
  • Carolina Akie Ochiai Seixas Lima Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Carta de Caminha, fanado, interpretação.

Resumo

O objetivo deste artigo é observar como foi feita a interpretação da Carta de Caminha no que se refere ao termo fanadoque aparece no decorrer da carta. A Carta de Caminha, também chamada de Carta do Achamento, é considerado o primeiro documento português sobre o Brasil, foi escrita por Pedro Vasques de Caminha ou Pero Vaz de Caminha, como se tornou conhecido. A carta foi escrita entre os dias 26 de abril e 1º de maio de 1500 na qual há uma descrição minuciosa da viagem, cuja narrativa é endereçada ao rei D. Manuel. Para tanto, selecionamos algumas obras publicadas no Brasil e em Portugal para que pudéssemos fazer a análise. O termo em questão, fanado, foi analisado nas edições selecionadas com a hipótese de que este tenha sido interpretado de forma variada. Apresentamos a análise considerando a ordem cronológica de publicação das obras escolhidas. Pudemos observar a interpretação dada ao termo fanado.

Biografia do Autor

João José Alves Dias, Universidade Nova de Lisboa

Professor da Universidade Nova de Lisboa: História de Portugal séculos XV-XVII; Paleografia e Diplomática (séculos XII-XIX); História do Livro Impresso.

Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas: Lisboa, PT

Carolina Akie Ochiai Seixas Lima, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora do Departamento de Letras - Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá.

Doutora em História (PPGHIS-UFMT); Mestre em Estudos de Linguagem (PPGEL-UFMT); Graduada em Letras (UFMT).

Leciona as disciplinas de Latim, Filologia Românica e Língua Portuguesa.

Referências

ARROYO, Leonardo. A Carta de Pero Vaz de Caminha. São Paulo, Editora Melhoramentos, 1976. 177p.
ASTURIANO, Poliana; MATIAS, Rodval. A Carta de Pero Vaz de Caminha: versão ilustrada em linguagem atual. São Paulo, FTD, 1999. 88p.
BASSETTO, Bruno Fregni. Filologia Românica: história externa das línguas. São Paulo, EdUsp, 2001. 380p.
BOTELHO, Angela Vianna; REIS, Liana Maria. Dicionário Histórico do Brasil. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2008. 231p.
CAMINHA, Pero Vaz de. A Carta de Caminha. Carta de Pero Vaz de Caminha a El-Rei D. Manuel. Rio de Janeiro, Editado por J. Borsoi Junior, 1939. 53p.
CAMINHA, Pero Vaz de. A Carta de Caminha. 2 ed., Porto Alegre, Mercado Aberto, 1999. 62p.
CASTRO, Silvio. A Carta de Pero Vaz de Caminha: O Descobrimento do Brasil. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, L&PM Editores, 1985. 132p.
CAMINHA, Pero Vaz de. A Carta de Pero Vaz de Caminha: reprodução Fac-similar do manuscrito com leitura justalinear de Antonio Geraldo da cunha, César Nardelli Cambraia, Heitor Megale. 2 ed., São Paulo, Humanitas/FFLCH/USP, 2001. 89p.
CAMINHA, Pero Vaz de. Carta ao Rei D. Manuel: versão moderna de Rubem Braga. 1 ed., Rio de Janeiro, Bestbolso, 2015. 143p.
CAMINHA, Pero Vaz de. A Carta de Caminha. Coordenação literária, comentários e notas, Leandro Garcia Rodrigues. Petrópolis, RJ, Vozes, 2019. 66p.
CHAUVIN, Jean Pierre. Carta de Pero Vaz de Caminha a El-Rei D. Manuel I sobre o achamento do Brasil. 2 ed., São Paulo, Martin Claret, 2014. 84p.
CUNHA, Antônio Geraldo. Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1982. 839p.
MENDONÇA, Manuela; VENTURA, Margarida Garcez. A Carta de Pêro Vaz de Caminha: auto de nascimento do Brasil. Lisboa, Portugal, Editora Mar de Letras, 2000. 181p.
ORTIZ DE URBINA, José Ramon Diaz de Durana. Judios y cristianos em vitória durante la Edad media. In: RODRÍGUEZ DE CORO, Francisco (coord.). Los judios. Vitoria-Gasteiz, España: Fundación “Caja Vital Kutxa”, 1992.

PEREIRA, Silvio. Vocabulário da Carta de Pero Vaz de Caminha. Brasília, DF, Instituto Nacional do Livro, Ministério da Educação, 1964. 179p.
SPAGGIARI, Barbara; PERUGI, Maurizio. Fundamentos da Crítica Textual. Rio de Janeiro, Lucerna, 2004. 407p.
SILVA, Rosa Virginia Mattos e. A Carta de Caminha: testemunho linguístico de 1500. Salvador, Editora da Universidade Federal da Bahia, 1996. 285p.
TUFANO, Douglas. A Carta de Pero Vaz de Caminha: comentada e ilustrada. São Paulo, Moderna, 1999. 64p.
VALENTE, José Augusto Vaz. A certidão de nascimento do Brasil: A Carta de Pero Vaz de Caminha. São Paulo, Edição do Fundo de Pesquisa do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, 1975. 64p.

Downloads

Publicado

2021-07-09