Uma releitura da Carta de Caminha
DOI:
https://doi.org/10.29327/269116.2.1-3Palavras-chave:
Carta de Caminha, fanado, interpretação.Resumo
O objetivo deste artigo é observar como foi feita a interpretação da Carta de Caminha no que se refere ao termo fanadoque aparece no decorrer da carta. A Carta de Caminha, também chamada de Carta do Achamento, é considerado o primeiro documento português sobre o Brasil, foi escrita por Pedro Vasques de Caminha ou Pero Vaz de Caminha, como se tornou conhecido. A carta foi escrita entre os dias 26 de abril e 1º de maio de 1500 na qual há uma descrição minuciosa da viagem, cuja narrativa é endereçada ao rei D. Manuel. Para tanto, selecionamos algumas obras publicadas no Brasil e em Portugal para que pudéssemos fazer a análise. O termo em questão, fanado, foi analisado nas edições selecionadas com a hipótese de que este tenha sido interpretado de forma variada. Apresentamos a análise considerando a ordem cronológica de publicação das obras escolhidas. Pudemos observar a interpretação dada ao termo fanado.
Referências
ASTURIANO, Poliana; MATIAS, Rodval. A Carta de Pero Vaz de Caminha: versão ilustrada em linguagem atual. São Paulo, FTD, 1999. 88p.
BASSETTO, Bruno Fregni. Filologia Românica: história externa das línguas. São Paulo, EdUsp, 2001. 380p.
BOTELHO, Angela Vianna; REIS, Liana Maria. Dicionário Histórico do Brasil. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2008. 231p.
CAMINHA, Pero Vaz de. A Carta de Caminha. Carta de Pero Vaz de Caminha a El-Rei D. Manuel. Rio de Janeiro, Editado por J. Borsoi Junior, 1939. 53p.
CAMINHA, Pero Vaz de. A Carta de Caminha. 2 ed., Porto Alegre, Mercado Aberto, 1999. 62p.
CASTRO, Silvio. A Carta de Pero Vaz de Caminha: O Descobrimento do Brasil. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, L&PM Editores, 1985. 132p.
CAMINHA, Pero Vaz de. A Carta de Pero Vaz de Caminha: reprodução Fac-similar do manuscrito com leitura justalinear de Antonio Geraldo da cunha, César Nardelli Cambraia, Heitor Megale. 2 ed., São Paulo, Humanitas/FFLCH/USP, 2001. 89p.
CAMINHA, Pero Vaz de. Carta ao Rei D. Manuel: versão moderna de Rubem Braga. 1 ed., Rio de Janeiro, Bestbolso, 2015. 143p.
CAMINHA, Pero Vaz de. A Carta de Caminha. Coordenação literária, comentários e notas, Leandro Garcia Rodrigues. Petrópolis, RJ, Vozes, 2019. 66p.
CHAUVIN, Jean Pierre. Carta de Pero Vaz de Caminha a El-Rei D. Manuel I sobre o achamento do Brasil. 2 ed., São Paulo, Martin Claret, 2014. 84p.
CUNHA, Antônio Geraldo. Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1982. 839p.
MENDONÇA, Manuela; VENTURA, Margarida Garcez. A Carta de Pêro Vaz de Caminha: auto de nascimento do Brasil. Lisboa, Portugal, Editora Mar de Letras, 2000. 181p.
ORTIZ DE URBINA, José Ramon Diaz de Durana. Judios y cristianos em vitória durante la Edad media. In: RODRÍGUEZ DE CORO, Francisco (coord.). Los judios. Vitoria-Gasteiz, España: Fundación “Caja Vital Kutxa”, 1992.
PEREIRA, Silvio. Vocabulário da Carta de Pero Vaz de Caminha. Brasília, DF, Instituto Nacional do Livro, Ministério da Educação, 1964. 179p.
SPAGGIARI, Barbara; PERUGI, Maurizio. Fundamentos da Crítica Textual. Rio de Janeiro, Lucerna, 2004. 407p.
SILVA, Rosa Virginia Mattos e. A Carta de Caminha: testemunho linguístico de 1500. Salvador, Editora da Universidade Federal da Bahia, 1996. 285p.
TUFANO, Douglas. A Carta de Pero Vaz de Caminha: comentada e ilustrada. São Paulo, Moderna, 1999. 64p.
VALENTE, José Augusto Vaz. A certidão de nascimento do Brasil: A Carta de Pero Vaz de Caminha. São Paulo, Edição do Fundo de Pesquisa do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, 1975. 64p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Geadel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.