AMOSTRA DE GLOSSÁRIO TERMINOLÓGICO COM BASE NO FENÔMENO DA FRASEOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.29327/269116.2.1-4Palavras-chave:
Terminologia, Linguística de Corpus, Fraseologia, GlossárioResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a composição de uma amostra de glossário para um termo técnico científico. Tomamos por base fundamentos de tres correntes: a Terminologia, a Linguística de Corpus e a Fraseologia. Para a amostra do glossário, selecionamos o termo “Trabalho”, extraído de monografias de alunos concluintes do curso de Ciências Econômicas, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, através de ferramentas computacionais da Linguística de Corpus e com base na Terminologia especializada da Economia. O estudo da fraseologia revelou que os usuários da língua fazem uso das expressões e/ou colocações fraseológicas em seus textos. A extração das fraseologias foi um caminho promissor para a compilação do glossário, que teve como utilidade registrar o uso do fenômeno fraseológico do domínio da Economia. Ao final da pesquisa, apresentamos um modelo de glossário de língua portuguesa para as unidades fraseológicas formadas a partir da amostra do termo “trabalho”.
Referências
CABRÉ, M. T. La terminología, una disciplina en evolución: pasado, presente y algunos elementos de futuro. Revista Debate Terminológico, n. 1, mar. 2005. Disponível em: http://riterm.net/revista/ojs/index.php/debateterminologico/ article/viewFile/23/45. Acesso em: 08 abr. 2017.
LAURENCE, A. AntConc. Versão 3.2.3w (Windows). Tóquio: AntLab, 2011. Disponível em: http://www.antlab.sci.waseda.ac.jp. Acesso em: ago. 2014. Programa de computador.
PONTES, A. L. Dicionário para uso escolar: o que é como se lê. Fortaleza, EdUECE, Fortaleza: EDUECE, 2009.
SAGER, J. C. A pratical course in terminology processing. Philadelphia: John Benjamins, 1990.
WELKER, H. A. Dicionários: Uma pequena introdução à lexicografia. Brasília: Thesaurus, 2004.
XIMENES, E. E. Fraseologias jurídicas: estudo filológico e linguístico do período colonial. – 1. Ed. – Curitiba: Appris, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Geadel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.