AMOSTRA DE GLOSSÁRIO TERMINOLÓGICO COM BASE NO FENÔMENO DA FRASEOLOGIA

Autores

  • José Juvêncio Neto de Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Ananias Agostinho da Silva
  • Antônio Luciano Pontes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Terminologia, Linguística de Corpus, Fraseologia, Glossário

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a composição de uma amostra de glossário para um termo técnico científico. Tomamos por base fundamentos de tres correntes: a Terminologia, a Linguística de Corpus e a Fraseologia. Para a amostra do glossário, selecionamos o termo “Trabalho”, extraído de monografias de alunos concluintes do curso de Ciências Econômicas, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, através de ferramentas computacionais da Linguística de Corpus e com base na Terminologia especializada da Economia. O estudo da fraseologia revelou que os usuários da língua fazem uso das expressões e/ou colocações fraseológicas em seus textos. A extração das fraseologias foi um caminho promissor para a compilação do glossário, que teve como utilidade registrar o uso do fenômeno fraseológico do domínio da Economia. Ao final da pesquisa, apresentamos um modelo de glossário de língua portuguesa para as unidades fraseológicas formadas a partir da amostra do termo “trabalho”.

Biografia do Autor

José Juvêncio Neto de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorando em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 

Antônio Luciano Pontes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 

Referências

BERBER SARDINHA, T. Linguística de Corpus. Barueri: Manole, 2004.
CABRÉ, M. T. La terminología, una disciplina en evolución: pasado, presente y algunos elementos de futuro. Revista Debate Terminológico, n. 1, mar. 2005. Disponível em: http://riterm.net/revista/ojs/index.php/debateterminologico/ article/viewFile/23/45. Acesso em: 08 abr. 2017.
LAURENCE, A. AntConc. Versão 3.2.3w (Windows). Tóquio: AntLab, 2011. Disponível em: http://www.antlab.sci.waseda.ac.jp. Acesso em: ago. 2014. Programa de computador.
PONTES, A. L. Dicionário para uso escolar: o que é como se lê. Fortaleza, EdUECE, Fortaleza: EDUECE, 2009.
SAGER, J. C. A pratical course in terminology processing. Philadelphia: John Benjamins, 1990.
WELKER, H. A. Dicionários: Uma pequena introdução à lexicografia. Brasília: Thesaurus, 2004.
XIMENES, E. E. Fraseologias jurídicas: estudo filológico e linguístico do período colonial. – 1. Ed. – Curitiba: Appris, 2013.

Downloads

Publicado

2021-07-09