VAMOS EM BORA: O FUNCIONAMENTO DA GRAFIA HIPERSEGMENTADA DE EMBORA EM TEXTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

O FUNCIONAMENTO DA GRAFIA HIPERSEGMENTADA DE EMBORA EM TEXTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Roberta Pereira Fiel Universidades Estadual Paulista - UNESP

Palavras-chave:

Hipersegmentação; Relação fala/escrita; Ensino Fundamental II.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar, a partir de uma concepção heterogênea de constituição da escrita, o funcionamento sintático, morfossemântico e prosódico da hipersegmentação em bora retirada de textos escritos por alunos que cursaram os quatro últimos anos do EF em uma escola pública da cidade de São José do Rio Preto - SP. Para alcançar esse objetivo, nos baseamos no funcionamento diacrônico e sincrônico do item embora e na organização prosódica da língua. Identificamos 12 ocorrências da hipersegmentação em bora, as quais evidenciam um funcionamento adverbial em 100% dos dados e ocorrem sempre em contexto de verbo de movimento (ir) + em bora. No que diz respeito às características prosódicas, observamos que a configuração prosódica da palavra embora pode ter influenciado na identificação, por parte do escrevente, de palavras da língua, como a preposição em e a palavra bora. Esses resultados evidenciam a circulação do escrevente por práticas orais/faladas e letradas/escritas.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Pereira Fiel, R. (2020). VAMOS EM BORA: O FUNCIONAMENTO DA GRAFIA HIPERSEGMENTADA DE EMBORA EM TEXTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II : O FUNCIONAMENTO DA GRAFIA HIPERSEGMENTADA DE EMBORA EM TEXTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Revista Geadel, 1(02), 43–65. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/4312

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Artigos