REDES DIGITAIS DE APRENDIZAGEM E COMPLEXIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM ON-LINE DE INGLÊS

Digital learning networks and complexity in online English language teaching and learning

Autores

  • Solange Lopes Vinagre COSTA PUC-SP

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de inglês; redes digitais de aprendizagem; complexidade.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma interpretação, feita pelas lentes dos conceitos de redes digitais de aprendizagem (CASTELLS, 2003; GOMEZ, 2004; HARASIM et al., 2005; KADUSHIN, 2012) e da complexidade (MORIN, 2015a), das interações de alunos de inglês em uma oficina on-line realizada no Google Classroom como complemento de aulas presenciais. Tal interpretação foi feita por meio de análises quantitativas, observando os grafos que representam os fluxos das postagens feitas pelos alunos e pela professora no fórum de discussão, bem como por interpretações qualitativas de scripts das postagens. Esse estudo procurou compreender os aspectos dessa interação que pudessem contribuir para o aprimoramento do desenvolvimento de atividades virtuais, buscando proporcionar situações de ensino-aprendizagem da língua inglesa que possam ser mais significativas para os alunos e que promovam sua participação mais ativa no processo de ensino aprendizagem.

Biografia do Autor

Solange Lopes Vinagre COSTA, PUC-SP

Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil(2018). Monitora de Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP, Brasil. Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bolsista CAPES

Referências

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Publicado

2020-07-17

Como Citar

COSTA, S. L. V. . (2020). REDES DIGITAIS DE APRENDIZAGEM E COMPLEXIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM ON-LINE DE INGLÊS: Digital learning networks and complexity in online English language teaching and learning. Revista Geadel, 1(1), 58–71. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/3827