REDES DIGITAIS DE APRENDIZAGEM E COMPLEXIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM ON-LINE DE INGLÊS
Digital learning networks and complexity in online English language teaching and learning
Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem de inglês; redes digitais de aprendizagem; complexidade.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma interpretação, feita pelas lentes dos conceitos de redes digitais de aprendizagem (CASTELLS, 2003; GOMEZ, 2004; HARASIM et al., 2005; KADUSHIN, 2012) e da complexidade (MORIN, 2015a), das interações de alunos de inglês em uma oficina on-line realizada no Google Classroom como complemento de aulas presenciais. Tal interpretação foi feita por meio de análises quantitativas, observando os grafos que representam os fluxos das postagens feitas pelos alunos e pela professora no fórum de discussão, bem como por interpretações qualitativas de scripts das postagens. Esse estudo procurou compreender os aspectos dessa interação que pudessem contribuir para o aprimoramento do desenvolvimento de atividades virtuais, buscando proporcionar situações de ensino-aprendizagem da língua inglesa que possam ser mais significativas para os alunos e que promovam sua participação mais ativa no processo de ensino aprendizagem.
Referências
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