DE PRINCESA ISABEL ÀS PERNAS DE SEBASTIANA: AS REPRESENTAÇÕES DA MULHER NOS RÓTULOS DE CACHAÇA
Palabras clave:
Representação Social, Mulher, Cachaça, RótuloResumen
A cachaça é uma bebida que acompanha a trajetória histórica do Brasil e possui um forte destaque nacional nas mais diferentes dimensões, como a econômica, social, política e cultural. À medida que o processo produtivo foi se desenvolvendo, a bebida foi conquistando cada vez mais consumidores, inclusive mulheres, até chegar aos dias atuais, em que a cachaça é consumida por todas as classes sociais. A datar da obrigatoriedade do uso de rótulo, em 1938, nas garrafas de cachaça comercializadas, algumas temáticas começaram a se tornar bastante recorrentes, dentre elas, a mulher. A partir disso, este artigo, de caráter qualitativo, teve como objetivo analisar as representações sobre a mulher em treze rótulos de cachaças artesanais selecionadas no Ranking Cúpula da Cachaça. Valendo-se da análise de conteúdo, desenvolvida por Bardin, e da interpretação dos dados baseada na teoria das representações sociais, particularmente nas contribuições de Serge Moscovici e Denise Jodelet para chegar no objetivo proposto. Pôde-se concluir que, apesar das transformações socioculturais recentes, imagens cristalizadas historicamente sobre o corpo feminino e o espaço doméstico ainda prevalecem nos rótulos analisados, indicando a vigência dessas representações no imaginário social brasileiro.
Citas
ALMEIDA, Swanne Souza Tavares de. Bichos Boêmios: Um Estudo sobre Recorrências, Referências e Análise de Significado dos Animais nos Rótulos de Aguardente da Coleção Almirante. 2018. 400 f. Tese (Doutorado em Design) – Curso de Pós-graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. Disponível em: https://attena.ufpe.br/handle/123456789/36316. Acesso em: 22 jan. 2021
ALMEIDA, Swanne; COUTINHO, Solange G. O registro de marcas no Brasil e as imitações entre rótulos de cachaça de meados do século XX. In: Proceedings of the 8th Information Design International Conference. São Paulo: Blucher, p. 1279-1290, 2017. Disponível em: http://pdf.blucher.com.br/designproceedings/cidi2017/121.pdf. Acesso em: 28 jan. 2021
ALAMBIQUE MARIA IZABEL, 2021. Disponível em: https://mariaizabel.com.br/. Acesso em: 24 maio.2021.
ARAÚJO, Clarice Fortunato. Gabriela Cravo e Canela e a Invisibilidade da Mulher Negra na Cultura Brasileira. In: Culturais, v. 7, n. 13, p. 55-82, 2016. Disponível em: https://revistarascunhos.ufms.br/files/2018/09/Rascunhos_Culturais_V_7_N_13.pdf#page=56. Acesso em: 10 março 2021.
ARRUDA, Angela. Teoria das representações sociais e teorias de gênero. In: Cadernos de pesquisa, n. 117, p. 127-147, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/n117/15555. Acesso em: 18 jan. 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/cordis/article/download/26894/pdf. Acesso em: 10 março 2021.
AVELINO, Yvone Dias; FLÓRIO, Marcelo. As Representações do Corpo Feminino no cinema de Hollywood: uma leitura imagética de Marilyn Monroe no star system da década de 1950. In: Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade, n. 15, 2015. Disponível em: https://revistarascunhos.ufms.br/files/2018/09/Rascunhos_Culturais_V_7_N_13.pdf#page=56. Acesso em: 10 março 2021.
BORSA, Juliane Callegaro; NUNES, Maria Lucia Tiellet. Aspectos psicossociais da parentalidade: o papel de homens e mulheres na família nuclear. In: Psicologia Argumento, v. 29, n. 64, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/psicologiaargumento/article/view/19835. Acesso em: 28 jan. 2021.
BRAGA, Marcus Vinicius Fernandes; KIYOTANI, Ilana Barreto. A cachaça como patrimônio: turismo, cultura e sabor. In: Revista de Turismo contemporâneo, v. 3, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/776. Acesso em: 18 jan. 2021.
BRASIL. Lei n.º 8.918, de 14 de julho de 1994 (regulamentada pelo Decreto n.º 6.871, de 4 de junho de 2009)
CACHAÇA COLOMBINA, 2021. Disponível em: https://cachacacolombina.com.br/historia/. Acesso em: 28 jan. 2021.
CACHAÇA SEBASTIANA, 2021. Disponível em https://cachaçasebastiana.com.br/. Acesso em: 28 jan. 2021.
CAMPOS, Luciene Lemos; DUARTE, Luciano Rodrigues . A representação da mulher em três poemas de Jorge de Lima. In: Albuquerque: revista de história, v. 4, n. 8, 2012. Disponível em: https://desafioonline.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/download/4017/3207. Acesso em: 10 março 2021.
CASA ANDORRA, 2021. Disponível em: https://casaandorra.mercadoshops.com.br/. Acesso em: 28 jan. 2021.
CASCUDO, Luís da Câmara. Prelúdio da cachaça. Global Editora e Distribuidora Ltda, 2016.
CRUZ, Rafaela Costa. Narrativas de consumidores de cachaça de consumidores e representação social: Construção negociada de significados. 2009. 131 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Curso de Pós-graduação em Administração, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUBD-9BGG3G. Acesso em: 09 dez. 2020.
CÚPULA DA CACHAÇA, 2020. Disponível em: www.cupuladacachaça.com.br. Acesso em 11 de dez. 2020.
CUNHA, Hélia Coelho Mello. DIMINUTIVO: O GRAU QUE AFAGA OU AFASTA, 2014. Disponível em: http://www.filologia.org.br/ix_jnlflp/completos/Diminutivo.pdf. Acesso em 24 maio. 2021.
DANIEL, Rafael Claro. Pequena produção de cachaça no interior paulista: a informalidade em questão. 2016. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Curso de Pós-graduação em Ciências Sociais, Faculdade de Ciências e Letras - UNESP, Araraquara. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/138926. Acesso em: 18 jan. 2021.
DEL PRIORE, Mary. História das mulheres no Brasil. Unesp, 2004. Disponível em: https://democraciadireitoegenero.files.wordpress.com/2016/07/del-priore-histc3b3ria-das-mulheres-no-brasil.pdf. Acesso em: 10 março 2021.
DEVOTOS DA CACHAÇA, 2020. Disponível em: https://xn--devotosdacachaa-rmb.com.br/2019/08/22/ranking-cupula-da-cachaca-ja-tem-data-para-comecar/#comments. Acesso em 26 de junho de 2020.
DIAS, Lúcia Camargo. Expressões de Cultura nas Embalagens de Cachaça. 2006. 109 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Curso de Pós-graduação em Comunicação, Universidade Paulista, São Paulo. Disponível em: http://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/tainacan items/191/9379/comunic_luciacarvalhomoreiradias.pdf Acesso em: 05 dez. 2020.
DITCHUN, R. Bíblia da Cachaça. 1 ed. São Paulo: Lafonte, 2018.
FRAZÃO, Maria Cristina Pereira. A imagem das mulheres nas propagandas da cerveja skol entre a objetificação e o empoderamento. 2017. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso, Curso de Gestão Comercial, Instituto Federal da Paraíba, Guarabira. Disponível em: https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/714. Acesso em: 20 mar. 2021.
GOMES, Letícia; CRUZ, Fábio Ssanta. Dona Beja: Uma Mulher para Além de Minas Gerais. In: III CICED - Congresso de Iniciação Científica Estágio e Docência do Campus Formosa. v. 3 n. 3 , 2018. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/ciced/article/view/12831. Acesso em: 27 maio 2021.
IBRAC. Instituto Brasileiro da Cachaça. Estatísticas do Mercado Interno, 2019. Disponível em: http://www.ibrac.net/index.php/servicos/estatisticas/mercado-interno. Acesso em 20 maio de 2020.
JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: As representações sociais, v. 17, p. 44, 2001. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Denise_Jodelet3/publication/324979211_Representacoes_sociais_Um_dominio_em_expansao/links/5c4897c3a6fdccd6b5c2eab1/Representacoes-sociais-Um-dominio-em-expansao.pdf. Acesso em: 18 jan. 2021.
MAPA DA CACHAÇA, 2019. Disponível em: https://www.mapadacachaca.com.br/artigos/a-falsa-historia-sobre-a-origem-da-cachaca/. Acesso em 20 maio de 2020.
MATRIARCA, 2021. Disponível em: http://matriarca.com.br/. Acesso em 24 maio de 20201.
MAUAD, Ana Maria et al. Poses e flagrantes: ensaios sobre história e fotografias. 2008.
MEDEIROS, Katruccy Tenório, et al. Representações sociais do uso e abuso de drogas entre familiares de usuários. In: Psicologia em estudo, v. 18, n. 2, p. 269-279, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2871/287128992008.pdf. Acesso em: 18 jan. 2021.
MOREIRA, Tiago De Almeida. Representações sobre a mulher no cinema brasileiro contemporâneo. In: GeoGraphos: Revista Digital para Estudiantes de Geografía y Ciencias Sociales, v. 6, n. 80, p. 180-201, 2015. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5188061. Acesso em 10 março 2021.
NOVAES, Cláudia Thais; FERNANDES, M. A. R.. Gabriela: Uma Representação da Sensualidade da Mulher Mulata na Obra de Jorge Amado, 2015. Disponível em: https://www.academia.edu/download/36806685/Gabriela__Uma_Representacao_da_Sensualidade_da_Mulher_Mulata_na_Obra_de_Jorge_Amado.pdf. Acesso em 10 março 2021.
NUNES, Lara Silva Guerreiro; NETA, Maria Rosa Oliveira. Alambiques de Cachaça em Minas Gerais: uma pesquisa exploratória. In: Cadernos da FUCAMP, v. 10, n. 12, p. 65-80, 2010. Disponível em: http://fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/136. Acesso em: 18 jan. 2021.
OLIVEIRA, André Ribeiro de et al. Análise da cadeia produtiva da cachaça em Minas Gerais sob a ótica da Economia dos Custos de Transação. In: Custos e agronegócio online, v. 4, n. 3, 2009. Disponível em: http://www.custoseagronegocioonline.com.br/numero3v4/cachaca.pdf. Acesso em: 18 jan. 2021.
PACHECO, Fatiane Fernandes. As representações da mulher na propaganda televisiva brasileira: seus impactos para o exercício da cidadania. 2017. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/handle/riu/2413. Acesso em 10 março 2021.
RIBEIRO, J.; SCOFIELD, L. Representações de gênero nos rótulos litográficos de cachaça de Minas Gerais entre os anos 1940 e 1950.In: Histórias do Design, p. 273, 2017. Disponível em: http://eduemg.uemg.br/images/livros-pdf/catalogo-2016/Livro_EDUEMG_LDG_Miolo_HDM_DESIGN.pdf#page=273. Acesso: 24 nov. 2021.
ROCHA, Everardo. A mulher, o corpo e o silêncio: a identidade feminina nos anúncios publicitários. Revista Alceu, v. 2, n. 3, p. 15, 2001.Disponível em: http://revistaalceu-acervo.com.puc-rio.br/media/alceu_n3_Everardo.pdf. Acesso em: 12 abr. 2021.
RODRIGUES, Erick Matheus Bezerra Mendonça. As Damas do Novo Mundo: Representações Sobre as Mulheres Ameríndias nos Textos Fundacionais da América. In: Revista de História Bilros. História (s), Sociedade (s) e Cultura (s). v. 6, n. 13, p. 190-211, 2019. Disponível em: https://www.academia.edu/download/61889997/As_damas_do_Novo_Mundo20200125-80035-ruqhsh.pdf. Acesso em 10 março 2021.
SANTOS, Marli; MEO, Izabel Marques; SILVA JÚNIOR, Carlos Humberto Ferreira. Gênero e Identificação: A Facilitação Gráfica Midiatizada e o Respeito à Diversidade. Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura (ISSN: 2358-212X), v. 9, n. 1, 2020. Disponível em: https://revistas.ufac.br/index.php/tropos/article/view/3047. Acesso em: 27 maio 2021.
SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa. Cachaça Artesanal: Série Estudos Mercadológicos. Brasília: SEBRAE, 84p., 2012.
SILVA, Andressa Henning; FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. In: Qualitas Revista Eletrônica, v. 16, n. 1, 2015. Disponível em: http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/view/2113. Acesso em: 27 maio 2021.
SILVA, C. B.; GUIMARÃES, D. D.; LIMA, J. E. Caracterização e análise da cadeia produtiva da cachaça brasileira. In: XLIII CONGRESSO SOBER. Instituições, Eficiência, Gestão e Contratos no Sistema Agroindustrial. Ribeirão Preto. 2005.
SILVA, Glauce Cerqueira Corrêa da et al. A mulher e sua posição na sociedade: da antiguidade aos dias atuais. In: Revista da SBPH, v. 8, n. 2, p. 65-76, 2005. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582005000200006. Acesso em 10 março 2021.
SILVA, José Tarisson Costa; SILVA, Jaine Araújo; MARTINS, Maria Clara Oliveira. Tainá: A Reencenação de Estereótipos na Narrativa do Descobrimento. Tropos: Comunicação, Sociedade E Cultura (ISSN: 2358-212X), v. 7, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/2081. Acesso em: 27 maio 2021
SILVA, Maria Aparecida de Moraes. O trabalho oculto nos canaviais paulistas. In: Perspectivas: Revista de Ciências Sociais, v. 39, 2011. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/perspectivas/article/view/4751. Acesso em 10 março 2021.
SILVA, Walter Ferreira; QUINTELA, Vilma Mota. Aspectos do Nacionalismo Romântico em Iracema, De José De Alencar 24. In: Caderno De Trabalhos De Conclusão De Curso-Tcc, p. 102, 2013. Disponível em: https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc_letras.pdf#page=102. Acesso em: 27 maio 2021.
SOUZA, M. A. F. de; VALE, F. N. Considerações estratégicas sobre a indústria da cachaça. In: Simpósio De Engenharia De Produção. 2004.
SOUZA, Vivian Lacerda; CUNHA, Magali do Nascimento. Aspectos sociais e publicitários na imagem da cachaça brasileira. In: Cadernos de Comunicação, v. 17, n. 1, 2013.Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/8022. Acesso em: 21 jan. 2021.
STECH, Wesley Rodrigues; PANDOLFI, Marcos Alberto Cláudio. Estudo de Viabilidade Econômica na Produção de Cachaça Artesanal.In: Revista Interface Tecnológica, v. 16, n. 1, p. 360-369, 2019. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/547. Acesso em: 18 jan. 2021.
VASCONCELOS, Vânia Nara Pereira. Visões sobre as mulheres na sociedade ocidental. In: Revista Ártemis, v. 3, 2005. Disponível em: https://search.proquest.com/openview/7f04c94490b54c5598d975f8e8430d7f/1?pq-origsite=gscholar&cbl=4708196. Acesso em 10 março 2021.
VERÍSSIMO, Lauane Sousa. A representação da mulher na publicidade das marcas Colombina e Asturia. 2020. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso. Graduação em Publicidade e Propaganda, Universidade Católica de Goiás, Goiás. Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/421.Acesso em 10 março 2021.
VIDAL, Maria Fátima; GONCALVES, Marco Falcão. Produção de cachaça na área de jurisdição do BNB: mercado e estrutura da cadeia produtiva. 2008. In: XLVI CONGRESSO SOBER. Disponível em: https://ageconsearch.umn.edu/record/108876/. Acesso em: 18 jan. 2021.
WACHELKE, João Fernando Rech; CAMARGO, Brigido Vizeu. Representações sociais, representações individuais e comportamento. In: Interamerican Journal of Psychology, v. 41, n. 3, p. 379-390, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/284/28441313.pdf. Acesso em: 18 jan. 2021.
WITIKOSKI, A. R. As Permanências E Contradições Visuais Nas Representações De Gênero Nos Rótulos Litográficos Paranaenses (1930− 1950). Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2017. Disponível em: http://www.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1499471518_ARQUIVO_arw.pdf . Acesso em: 25 maio de 2021.
WITIKOSKI, Alan Ricardo; FRANÇA, Maureen Schaefer. As Representações de Gênero nos Rótulos Litográficos de Cachaça do Paraná. Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2013. Disponível em:http://www.fg2013.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/20/1380737723_ARQUIVO_AS_REPRESENTACOES_DE_GENERO_NOS_ROTULOS.pdf. Acesso em; 29 jan. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.