DE PRINCESA ISABEL ÀS PERNAS DE SEBASTIANA: AS REPRESENTAÇÕES DA MULHER NOS RÓTULOS DE CACHAÇA

Authors

Keywords:

social representation, Women, Cachaça, Label

Abstract

A cachaça é uma bebida que acompanha a trajetória histórica do Brasil e possui um forte destaque nacional nas mais diferentes dimensões, como a econômica, social, política e cultural. À medida que o processo produtivo foi se desenvolvendo, a bebida foi conquistando cada vez mais consumidores, inclusive mulheres, até chegar aos dias atuais, em que a cachaça é consumida por todas as classes sociais. A datar da obrigatoriedade do uso de rótulo, em 1938, nas garrafas de cachaça comercializadas, algumas temáticas começaram a se tornar bastante recorrentes, dentre elas, a mulher. A partir disso, este artigo, de caráter qualitativo, teve como objetivo analisar as representações sobre a mulher em treze rótulos de cachaças artesanais selecionadas no Ranking Cúpula da Cachaça. Valendo-se da análise de conteúdo, desenvolvida por Bardin, e da interpretação dos dados baseada na teoria das representações sociais, particularmente nas contribuições de Serge Moscovici e Denise Jodelet para chegar no objetivo proposto. Pôde-se concluir que, apesar das transformações socioculturais recentes, imagens cristalizadas historicamente sobre o corpo feminino e o espaço doméstico ainda prevalecem nos rótulos analisados, indicando a vigência dessas representações no imaginário social brasileiro.

Author Biographies

Carolina Barros da Costa, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue (UFV). Mestranda em Extensão Rural (UFV).

Sheila Maria Doula, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Ciências Sociais (USP). Mestrado em Antropologia Social (USP). Doutorado em Antropologia
Social (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGER/UFV).

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Published

2021-12-01

How to Cite

Barros da Costa, C., & Maria Doula, S. . (2021). DE PRINCESA ISABEL ÀS PERNAS DE SEBASTIANA: AS REPRESENTAÇÕES DA MULHER NOS RÓTULOS DE CACHAÇA : . TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(2). Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/5114

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Artigos