O QUE É NECESSÁRIO PARA SER UMA DRAG QUEEN DE SUCESSO? NEGOCIAÇÕES PERFORMÁTICAS E ESTÉTICAS ENTRE CORPOS DESVIANTES E O PÚBLICO MAINSTREAM
Palabras clave:
Performance; Música Pop; Drag Queen; RuPaul's Drag Race; Mainstream.Resumen
Tendo como horizonte teórico os Estudos da Performance (TAYLOR, 2013; SCHECHNER, 2009; BUTLER, 1990), desejamos compreender de que maneira tomam forma as negociações entre uma estética camp atrelada à performance das drag queens e a padronização mercadológica inerente aos produtos midiáticos que circulam pelo mainstream da cultura digital contemporânea. Nesse sentido, buscamos analisar quais são as estratégias acionadas pelo reality show de competição Rupaul’s Drag Race na formatação de uma cultura drag hegemônica no contemporâneo, e como estas estratégias se relacionam com aquelas adotadas por Pabllo Vittar para alcançar reconhecimento e sucesso entre grandes públicos consumidores. Objetivamos refletir, portanto, sobre as diferentes tensões que gravitam em torno da representação corporal, audiovisual e artística da artista em seus videoclipes, cujas configurações estéticas se vinculam à noção de "drag superstar" desenvolvidas por Drag Race.
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