Ensino de literatura na EJA
um relato de experiência com a contação de histórias, por meio de “Histórias de tia Nastácia”, de Monteiro Lobato
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.10.2-13Palabras clave:
EJA. Educação. Leitura. LiteraturaResumen
O artigo relata uma intervenção em uma sala de aula de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola “Coronel João Anastácio de Queiroz” (Marabá/PA). Na perspectiva metodológica da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986), realizamos oficinas presenciais de contação de histórias, com Histórias de Tia Nastácia, de Monteiro Lobato (1937), objetivando estudar a formação de leitores, tendo em vista o papel da literatura para a construção dos sujeitos. Ademais, traçamos o perfil da EJA, comentamos desafios e apresentamos alguns resultados. Além da obra literária, foi feita uma pesquisa bibliográfica com os teóricos: Freire (1967, 1983, 1992 e 1996), Silva (2008), Gadotti (2014), Dalvi (2013) e Cosson (2009).
Citas
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação n.º 12.796, de 04 de abril de 2013.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários escritos. 5ª Edição. Editora: Ouro Sobre Azul. Rio de Janeiro, 2011.
COSSON, R. Letramento Literário. São Paulo: Contexto, 2009.
DALVI, M. A., REZENDE, N. L. de. & JOVER-FALEIROS, R. (orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, P. Ação cultural para a Liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1981.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967.
MACHADO, R. Acordais: Fundamentação teórico-poético da arte de contar histórias. São Paulo: DCL, 2004.
GADOTTI, M. Por uma Política Nacional de Educação Popular de Jovens e Adultos. São Paulo: Moderna, 2014.
SILVA, R. A. da. Histórias de Tia Nastácia: serões sobre o folclore brasileiro. In LAJOLO, M. & CECCANTINI, J. L. (org.). Monteiro Lobato, livro a livro: obra infantil. São Paulo: UNESP/Imprensa Oficial do Estado de SP, 2008.
LAJOLO, Marisa. Literatura: ontem, hoje e amanhã. Editora: Unesp. São Paulo, 2018.
LAJOLO, Marisa. ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil brasileira: uma nova/ outra história. Curitiba: PUCPRess, 2017.
LOBATO, M. Histórias de Tia Nastácia. São Paulo: Brasiliense, 2004.
LOBATO, M. Histórias de Tia Nastácia. 11 ed. São Paulo: Brasiliense, 1960.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1986.