Ensino de literatura na EJA

um relato de experiência com a contação de histórias, por meio de “Histórias de tia Nastácia”, de Monteiro Lobato

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.10.2-13

Palabras clave:

EJA. Educação. Leitura. Literatura

Resumen

O artigo relata uma intervenção em uma sala de aula de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola “Coronel João Anastácio de Queiroz” (Marabá/PA). Na perspectiva metodológica da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986), realizamos oficinas presenciais de contação de histórias, com Histórias de Tia Nastácia, de Monteiro Lobato (1937), objetivando estudar a formação de leitores, tendo em vista o papel da literatura para a construção dos sujeitos. Ademais, traçamos o perfil da EJA, comentamos desafios e apresentamos alguns resultados. Além da obra literária, foi feita uma pesquisa bibliográfica com os teóricos: Freire (1967, 1983, 1992 e 1996), Silva (2008), Gadotti (2014), Dalvi (2013) e Cosson (2009).

Biografía del autor/a

Mirian Leila Farias da Costa, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Aluna de Mestrado do Programa POSLET, da Universidade do Sul e Sueste do Pará- UNIFESSPA. Formação em Letras pela UFPA- Universidade Federal do Pará. Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura certificado pela UNIFAEL.

Simone Cristina Mendonça, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professora de Estudos Literários na Unifesspa, com Doutorado na Unicamp e Pós-doutorado pela Unesp. Líder do grupo de pesquisa "Mulheres na literatura brasileira do século XIX". Tem interesse na História dos livros e da leitura, na Literatura brasileira oitocentista e no Ensino de Literatura.

Patrícia Aparecida Beraldo Romano, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Profa. Dra. em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará onde atua nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Letras-Português. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Literatura Infantil e Juvenil (GEPLIJ).

Citas

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Publicado

2022-12-12

Cómo citar

Costa, M. L. F. da, Mendonça, S. C. ., & Romano, P. A. B. (2022). Ensino de literatura na EJA: um relato de experiência com a contação de histórias, por meio de “Histórias de tia Nastácia”, de Monteiro Lobato. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 10(2). https://doi.org/10.29327/210932.10.2-13