AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ATUAIS E A (DE)FORMAÇÃO HUMANA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.8.1-1

Palabras clave:

Dossiê, Educação Humana, Políticas Educacionais

Biografía del autor/a

Renata Cristina Lopes Andrade, Universidade Federal do Rio Grande

Possui Graduação em Filosofia/Licenciatura Plena pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho?"/UNESP, Câmpus de Marília (2005). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Paraíso do Norte/FAPAN (2019). Mestrado em Filosofia/História da Filosofia Moderna pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (2009). Doutorado em Educação/Filosofia da Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/UNESP, Câmpus de Marília (2013). Atualmente é Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEDU/FURG). 

Tânia Mara Rezende Machado , Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1993), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010), na área de Currículo. Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal do Acre (UFAC) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (PPGE/UFAC), na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Trabalho Docente.

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG (2012), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (2005) e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (2004). Atualmente é professora adjunta no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande-FURG atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação-PPGEDU/FURG.

Viviani Fernanda Hojas, Universidade Federal do Acre

Doutora (2017) e Mestre em Educação (2011) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Graduada em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar e Supervisão Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Atualmente é Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (UFAC). 

Citas

CRUZ, T. A. S.; MACEDO, E. A diferença resiste à de(s)mocratização. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, v. 24, n. 41, p. 13-39, jan./abr. 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

LOPES, A. C. Articulações de Demandas Educativas (Im)Possibilitadas pelo Antagonismo ao “Marxismo Cultural”. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Arizona, v. 27, n. 109, p. 1-21, set. 2019.

Publicado

2020-06-05

Cómo citar

Andrade, R. C. L. ., Machado , T. M. R. ., Gonçalves, S. da R. V. ., & Hojas, V. F. . (2020). AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ATUAIS E A (DE)FORMAÇÃO HUMANA. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 8(1). https://doi.org/10.29327/210932.8.1-1

Número

Sección

APRESENTAÇÃO