Descolonização de currículos, percepções e comportamentos na escola “Serra do Papagaio”

uma proposta de intervenção

Autores

  • Fernanda Cougo Mendonça Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.29327/216342.4.2-4

Palavras-chave:

Arte-educação, Culturas, Afrobrasileiros, Indígenas, Educação Escolar

Resumo

O presente artigo constitui uma reflexão epistemológica tecida a partir da observação do cotidiano da Escola Municipal Serra do Papagaio, Vale do Matutu, zona rural do município de Aiuruoca-MG. Reflexão que se desdobra em uma proposta de intervenção pedagógica. O objetivo foi desnaturalizar discursos/práticas dominantes e excludentes e dar visibilidade/estimular a valorização da diversidade humana e histórico-cultural da região. Buscou-se proporcionar reflexões/ações que possam ser adaptadas a outras situações educacionais. Fazendo soar o tom de ecologias de saberes, poéticas da diversidade e estéticas diaspóricas elegeu-se como tema central as manifestações histórico-culturais de grupos afrobrasileiros e indígenas. As experiências resultaram em proposições de vivências inseridas no campo da arte/educação que possibilitam despertar sensibilidades poéticas e libertar os sentidos, os modos de ver e de viver. Percebendo-se e trabalhando-se a arte como fim, mas também como meio, foram elaboradas diretrizes metodológicas que podem contribuir para a descolonização de currículos, percepções e comportamentos.

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Mendonça, F. C. (2016). Descolonização de currículos, percepções e comportamentos na escola “Serra do Papagaio” : uma proposta de intervenção. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 4(2). https://doi.org/10.29327/216342.4.2-4

Edição

Seção

ARTIGOS