PRESENÇA DE ANSIEDADE EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Abstract
A fase da adolescência é um momento de transformação, sendo a saúde mental é uma das áreas mais trabalhadas. No entanto, é nesta fase onde também podem surgir transtornos como o de ansiedade. Sendo assim, é pertinente estimar se a existência desses transtornos nos ambientes escolares onde se encontram a grande maioria dos adolescentes expostos as pressões dos estudos e do cotidiano. O objetivo deste trabalho é avaliar a possível presença de ansiedade entre adolescentes do ensino médio e fazer algumas intervenções. Após a autorização da direção da escola, foram realizadas 4 visitas a turma do 2º ano do ensino médio, sendo desenvolvidas as seguintes atividades: 1ª visita sondagem da turma através da aplicação de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas sobre fatores biossociais; 2ª visita desenvolvimento de uma atividade lúdica (quiz) com foco no tema ansiedade; 3ª visita roda de conversa e 4ª visita avaliação de aprendizagem com a aplicação de um novo questionário. Foram incluídos nesta atividade de extensão 27 alunos, com idade entre 15 e 19 anos, todos residentes do bairro da Terra Firme de Belém PA. Ao analisar os dados percebeu
se que os alunos sofriam com problemas relacionados a ansiedade, visto que, 33,3% se sentiam aborrecidos a maior parte do tempo ou o tempo todo, aproximadamente 37% deles também relataram ter níveis de estresse ou ansiedade elevados durante a semana, tais fatores ainda podem interferir na produtividade desses estudantes, já que, 18 deles relataram ter uma pequena dificuldade em realizar as tarefas escolares. Na realização do “quiz” pode se notar que os alunos tinham muitas dúvidas acerca do tema, tais duvidas foram tiradas pelos próprios petianos ao descrever e explicar acerca da doença, do tratamento e de onde encontrar ajuda. Ao estabelecer se um diálogo ainda mais aberto com a roda de conversa pode se apresentar alternativas como chás e técnicas de relaxamento baseadas em indicações de psicólogos para os momentos de maior tensão. Analisando os dados obtidos no ultimo questionário notou se que a maioria dos alunos (63,3%) conseguiram descrever corretamente o que é ansiedade e a média de alunos que ainda se sentem um pouco ansiosos em situações cotidianas simples também foi pequena (18,5%). Com isso, pode se notar que os estudantes sofrem com fatores de ansiedade possivelmente causados pelo estresse da chegada do vestibular, tais fatores se não amenizados por ações promovidas pela escola ou por projetos de extensão podem prejudicar o desempenho nos estudos.
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