O PROJETO SEMINÁRIO INTERNO COMO APREDIZAGEM COLABORATIVA PARA O GRUPO PET FARMÁCIA NO ANO DE 2019

Autores

  • Renilson Castro de Barros Universidade Federal do Pará
  • Paulo Ricardo de Souza Melo Universidade Federal do Pará
  • Maria Fâni Dolabela Universidade Federal do Pará

Resumo

Para o mercado de trabalho em diversas profissões é essencial para a comunicação e nesse sentido atividades educativas que visem trabalhar a oratória nos discentes são importantes. Outra questão muito importante na vida profissional é a capacidade de trabalhar, de forma colaborativa, em equipe, sendo o programa de educacional tutorial (PET) um excelente local para desenvolver esta competência. Nesse sentido, o Projeto Seminário Interno visa cumprir esse papel, colaborando para uma forma de ensino coletivo e aprendizagem coletiva, além de aprimorar habilidades didáticas e visão crítica. O presente estudo teve como objetivo aprimorar a capacidade de comunicação dos petianos, bem como, a capacidade de desenvolver trabalhos colaborativos. Inicialmente, o grupo se reunia e realizava um amplo debate sobre a saúde pública, dependendo dos interesses de cada petiano foram formados subgrupos de estudos de subtemas relacionados a saúde pública, estes realizavam estudos colaborativos e os resultados foram socializados na forma de resumos individuais, seminários e posters. A avaliação dos seminários foi realizada utilizando a escala de Banner com adaptações. sendo o petianos classificado como iniciante, avançado, competente, proficientes e perito através de 10 competências discutidas em grupo. Em relação aos resultados do primeiro semestre, a partir das 198 avaliações os petianos obtiveram os seguintes resultados: primeiro ocorreu com 16 petianos(as) classificados como 1A (faziam parte do programa) e o segundo momento foi realizado com 04 petianos(as) classificados como 1B selecionados no processo seletivo 2019.2. No primeiro semestre os alunos foram competentes (65%) e proficientes (35%). No segundo semestre a partir de 208 avaliações e com apenas 17 petianos que participavam do programa os alunos foram competentes (35,29%) e proficientes (64,7%). No decorrer do ano observou a ausência de alunos iniciantes, e os alunos competentes evoluíram para proficientes. Logo, o trabalho colaborativo pode ter contribuído neste. Em síntese, os seminários contribuíram para aprimorar a comunicação dos petianos e na competência de trabalho colaborativo.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-08-25

Como Citar

Barros, R. C. de ., Melo, P. R. de S., & Dolabela, M. F. . (2021). O PROJETO SEMINÁRIO INTERNO COMO APREDIZAGEM COLABORATIVA PARA O GRUPO PET FARMÁCIA NO ANO DE 2019. Arigó - Revista Do Grupo PET E Acadêmicos De Geografia Da Ufac, 3(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/5507

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)