LETRAMENTO RELIGIOSO NUMA COMUNIDADE RURAL TRADICIONAL
Abstract
Os letramentos permitem entender os indivíduos como partícipes de práticas sociais mesmo desprovidos de conhecimentos que os habilitem ou os identifiquem como letrados. Considera-se que são os diferentes contextos que definem o letramento. Investigou-se práticas oriundas de contextos formais objetivando entender o modo como os indivíduos presos a uma cultura vivenciam eventos de letramentos. Acompanhou-se o seguinte questionamento: os letramentos inscritos nas interações coletivas refletem unicamente práticas de leitura e de escrita? Em vista disso, desenvolveu-se uma pesquisa de campo de natureza qualitativa subsidiada pela aplicação de questionário entrevista junto aos participantes e uma revisão da literatura centrada na perspectiva dos “New Literacy Studies” (NLS), Street ([2000] 2012). Destacou-se também Soares (2000), Kleimam (2005) e Magalhães (2012). A pesquisa evidenciou que os indivíduos, tornam-se letrados pelas especificidades de determinadas práticas que definem vozes, posições, poder para a ação e decisão sobre si, o outro e o mundo.
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