A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores

  • Eduardo Toshio Kobori UNIFESP
  • Rita Ferreira da Silva

Resumo

Este artigo discute o tema da ludicidade no contexto escolar e sua utilização. O escopo do nosso trabalho concentra-se na problematização da questão da ausência do lúdico de forma espontânea, descolada da aprendizagem formal. Por outro lado, destacamos o intenso apelo social para um currículo de conteúdo formal, em contraposição ao lúdico. Realizamos assim, uma reflexão a partir de autores que trabalham com essas questões, bem como documentos norteadores da educação brasileira. Percebemos que há pouca utilização do lúdico de maneira espontânea e, quando ela existe, configura-se como instrumento para a aprendizagem formal. Por fim, indagamo-nos sobre o futuro de indivíduos sobrecarregados com a quantidade de compromissos, oriundos da exigência social na contemporaneidade. 

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Publicado

2022-03-17

Como Citar

Kobori, E. T., & Ferreira da Silva, R. . (2022). A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Anthesis, 9(18), 42–52. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/5278

Edição

Seção

Artigos