REVISTAS NA ESCOLA: UMA PRÁTICA SITUADA DE LINGUAGEM NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

Resumo

Objetiva-se discutir o estudo situado da língua portuguesa no contexto escolar, a partir de práticas desenvolvidas na educação básica por uma bolsista de iniciação à docência (bolsista de ID) do Subprojeto Letras-Português do PIBID UNIVERSIDADE[1]. Para atingir esse objetivo, busca-se realizar, por meio de um estudo qualitativo com um olhar etnográfico, uma reflexão a partir de um recorte do relato de experiências vivenciadas pela bolsista de ID. Diante das discussões propostas neste estudo, concebe-se o trabalho por meio de projetos de letramento e sequências didática como importantes metodologias pedagógicas para envolver estudantes nos usos socialmente situados da língua na escola.

 

[1] A fim de mantermos a autoria sigilosa neste artigo, para sua avaliação entre os pareceristas, não iremos nomear a universidade em que o projeto foi desenvolvido.

Biografia do Autor

Alana Silveira da Silva, Universidade Regional de Blumenau

Acadêmica do curso de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Regional de Blumanu (FURB). Licenciada em Letras - Português e Inglês pela mesma Universidade. Atualmente atua como professora de inglês na rede municipal. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Fundação Universidade Regional de Blumenau no subprojeto Letras - Português. Estagiou no Ensino Bilíngue. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Ensino Bilíngue.

Luana Ewald, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica do curso de doutorado, com bolsa UNIEDU, no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. É mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, com bolsa CAPES, na linha de pesquisa Linguagem e Educação. Graduada em Letras Português, Inglês e Respectivas Literaturas pela mesma Universidade.

Downloads

Publicado

2022-11-04

Edição

Seção

Artigos